Almada
Proteção Civil
17 February 2024

Proteção Civil coloca armadilhas para capturar vespa asiática

A equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil volta a colocar este sábado, em locais estratégicos por todo o concelho, 125 armadilhas para captura de vespas asiáticas fundadoras.

Almada, Proteção Civil, Vespa asiática, segurança, parques e jardins, mata, prevenção
Esta ação é realizada pela equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil de Almada, com o apoio do Corpo Permanente de Voluntários da Proteção Civil de Almada – “Panteras”. ©Victor Mendes | CMA

Esta medida coincide com a fase de início de atividade desta espécie invasora e predadora da abelha europeia.
É nesta altura do ano que, devido ao aumento das temperaturas, as vespas fundadoras saem do estado de hibernação e iniciam a construção dos ninhos primários.

- Capturar as vespas fundadoras, impedindo a formação de ninhos primários;
- Identificar as áreas do território mais críticas à presença desta espécie de vespa.

Calendário
17 de fevereiro – Colocação de 125 armadilhas (estão devidamente sinalizadas através de placa identificativa)
2, 16 e 30 de março – Monitorização (mudança de isco e contabilização do número de vespas asiáticas capturadas)
13 de abril – Retirada das armadilhas e contabilização final

Esta ação é realizada pela equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil de Almada (SMPC), com o apoio do Corpo Permanente de Voluntários da Proteção Civil de Almada – “Panteras”.

Ao longo dos anos de 2022 e 2023, o SMPC de Almada destruiu 305 ninhos primários e secundários de vespa asiática.

Mais informações:
Vespa velutina (asiática) – Prevenção | Autoproteção