Resposta à COVID-19 - Câmara Municipal já investiu mais de dois milhões de euros
Além dos montantes gastos na aquisição de equipamentos e na contratação de serviços, a Câmara Municipal de Almada (CMA) fez um considerável investimento em respostas a situações sociais emergentes e de apoio às associações e coletividades almadenses.
Perante o cenário de uma crise económica, decorrente de uma crise sanitária, a autarquia tem vindo a fazer uma gestão rigorosa e criteriosa das ações de resposta à pandemia, optando pela aplicação de medidas de continuidade que permitam uma resposta social a curto, médio e longo prazo, criando os mecanismos de apoio necessários para que ninguém fique de fora. Nesse contexto, foram já inúmeras as iniciativas levadas a cabo, das quais damos como exemplos:
- Apoio a mais de 300 famílias, distribuição de mais de 14 600 refeições e 185 cabazes alimentares, para apoio a mais de 660 pessoas, como complemento aos apoios da Segurança Social;
- Apoio financeiro excecional aos agregados familiares, em parceria com as IPSS locais e também em complemento aos apoios da Segurança Social, para pagamento de rendas habitacionais, como forma de minimizar situações de precariedade económica provocadas pela interrupção económica e de prevenção do endividamento das famílias;
- Disponibilização de alojamento, refeições, medicamentos, bens alimentares, higiene pessoal e apoio psicossocial aos munícipes;
- Criação da Linha de Emergência Social (800 10 20 40);
- Contratação de candidatos IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional) no âmbito do apoio ao reforço de emergência de equipamentos sociais e de saúde;
- Reforço e/ou substituição de pessoal auxiliar no âmbito do plano de apoio financeiro para IPSS (estruturas residenciais);
- Criação e gestão de um Espaço de Acolhimento para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo de Almada, no âmbito do Plano de Emergência COVID-19;
- Apoio excecional a associações e coletividades, com comparticipação ao nível das despesas com recursos humanos, rendas e consumos correntes, produtos e equipamentos de limpeza e aquisição de serviços;
- Manutenção de todos os contratos, protocolos e apoios, de âmbito cultural, desportivo e familiar, às associações e coletividades almadenses;
- Parceria com o Hospital Garcia de Orta (HGO) para distribuição ao domicílio de medicação da farmácia hospitalar;
- Apoio a centenas de almadenses através do projeto Farmácias Solidárias;
- Acionamento, na Base Naval de Lisboa (Alfeite), de uma resposta preventiva de âmbito distrital, em colaboração com Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal (ACES) e o HGO;
- Disponibilização de alojamento para os profissionais de saúde no Caparica Sun Centre, também em parceria com o HGO;
- Lançamento da Unidade Móvel de Saúde, projeto municipal de intervenção comunitária, que presta cuidados de proximidade, de prevenção de doenças e promoção da saúde.
Muitas destas medidas, já levadas a cabo, enquadram-se no Plano Almada Solidária, a maior iniciativa de apoio social já lançada em Almada, que prevê um investimento de cinco milhões de euros para 2020 e 2021.
A CMA está a acompanhar a evolução da pandemia, atenta às necessidades da população e de todos os agentes económicos, sociais e associativos almadenses. O investimento realizado, no combate a esta situação, não se esgota na aquisição de equipamentos e serviços, mas estende-se também ao apoio próximo e imediato a todos os que dele necessitam.