Skip to main content
09 janeiro 2021

Teatro Municipal Joaquim Benite apresenta programação para 2021

São 44 os espetáculos, de teatro, dança e música, que integram a programação do Teatro Municipal Joaquim Benite em 2021. No ano em a Companhia de Teatro de Almada celebra o seu 50.º aniversário.

Cma Logo
«É fundamental apresentar esta programação, porque em alturas de instabilidade é preciso haver âncoras. É esta a relação que temos tido com os nossos espetadores (…) cuja presença tem sido uma constante», sublinhou Rodrigo Francisco, diretor do Teatro Municipal Joaquim Benite (TMJB), na apresentação da temporada para 2021.
 
Já Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), manifestou um «profundo agradecimento por tudo o que a Companhia de Teatro de Almada fez ao longo destas cinco décadas. (…) Apesar das dificuldades e do contexto em que vivemos (…) [o TMJB] apresenta uma programação extraordinária, vasta, sem concessões», reafirmando ainda «o total empenho da CMA para garantir uma programação cultural. (…) Por muito difíceis que sejam os próximos meses, não baixaremos os braços naquilo que é um dos desígnios constitucionais mais importantes que é o acesso à cultura».
 
50 anos de CTA
Em 2021, o TMJB acolhe as principais estruturas de criação nacional, como a Teatro Nacional de São Carlos, a Companhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional São João e a Orquestra Gulbenkian, «que colaboram connosco desde o início», salientou Rodrigo Francisco, mas também um conjunto de companhias de teatro independentes, de norte a sul de Portugal. 
Shitz, de Hanoch Levin, O Misantropo, de Molière, Um gajo nunca mais é a mesma coisa, de Rodrigo Francisco, e Não come nem deixa comer, de Lope de Veja (no âmbito da Mostra Espanha em Portugal), são as quatro criações em estreia, em 2021, pela Companhia de Teatro de Almada (CTA).
 
Gostava de estar vivo para vê-los sofrer, de Max Aub, António e Cleópatra e Hamlet, de Shakespeare, A força do hábito, de Thomas Bernhard, Killology, de Gary Owen, Quarto Império, a partir de Isabela Figueiredo, A noite de Molly Bloom, de Sinisterra, Lorenzaccio, de Musset, À espera de Godot, de Beckett, e Um, dois, três!, de Ferenc Molnár, completam as 14 propostas de teatro para adultos desta temporada.
 
Para celebrar os 50 anos de existência da Companhia de Teatro de Almada está planeada uma programação especial que será revelada ao longo do ano e que «terá o seu ápice no próximo Festival de Almada, onde editaremos um estudo sobre a CTA, da autoria da professora Eugénia Vasques, e será apresentado um espetáculo especial», adiantou o diretor do TMJB.
 
Teatro para a infância
Ao longo de 2021, serão apresentados 13 espetáculos para a infância. Além das criações da CTA como Händel... lá com essa música!, O romance da raposa, Dona Raposa e outros animais, Pastéis de nata para Bach, O fantasma das melancias, Os gatos, Verdi que te quero Verdi, O barbeiro de Sevilha e Gulliver, os mais novos vão poder assistir a Ilse, a menina andarilha (Teatrão), Planeta dança (Companhia Nacional de Bailado), O gato Malhado e a andorinha Sinhá (Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana) e Patapapúm (Elefante Elegante).
 
Dança e Música
Trabalhos de casa (Companhia Nacional de Bailado), Inverno (Companhia de Dança de Almada), Seis meses depois (Companhia Olga Roriz) e AmarAmália 2020 (Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo) são os espetáculos de dança propostos para 2021, assim como uma Masterclass de Técnica de Dança Clássica, pela Companhia Nacional de Bailado, para assinalar o Dia Mundial da Dança.
 
Em 2021, o TMJB acolhe ainda 12 concertos onde se destacam nomes como Ricardo Ribeiro, Lena D'Água, Salvador Sobral, Cais do Sodré Funk Connection e The Legendary Tigerman, mas também o Quarteto Ibéria e a Orquestra Gulbenkian.
 
Consulte toda a programação para 2021 em www.ctalmada.pt(link is external)