Percursos de autor - Pedro Fernandes
Locutor de rádio, apresentador de TV
Nasceu em Lisboa mas foi na Sobreda a sua primeira morada, foi para Lisboa e regressa ao Monte da Caparica aos 9 anos. De momento vive no Feijó e não se imagina a viver fora da Margem Sul. Durante a sua vivência no Monte da Caparica sentia que vivia no campo, lançava papagaios com os amigos, jogava à bola, brincava na rua e passeava no Parque da Paz.
Considera que há o estigma de que o concelho de Almada é uma zona problemática, de que Almada é uma zona de bairros sociais e que colaram esse rótulo ao nome de Almada, o que não compreende porque Almada é um sítio ótimo para se viver. Para ele é um Oásis e não um deserto.
Na sua adolescência, o pai trabalhava na Lisnave e a mãe era professora num colégio privado em Lisboa onde estudou até aos 9 anos, altura em que se muda definitivamente para o concelho de Almada. A necessidade de integração na escola pública secundária no Monte da Caparica muniu-o de ferramentas para ter essa facilidade de comunicar com o mundo porque era muito envergonhado com essa idade e portanto ajudou-o imenso a trabalhar na área onde está. Mantém um laço forte de amizade com os amigos de adolescência.
“Quem não conhece estes sítios*, deve vir conhecer. Deixar o carro e poder passar por estes sítios todos é um privilégio, eu não quero trocar isto por nada. (…) O que eu mais gosto de viver na Margem Sul é o sentimento de espaço que nós temos, podemos espreguiçar-nos sem tocar em ninguém.”
*Locais sugeridos:
- Miradouro da Raposeira
- Mata dos Medos (piquenique)
- Praias da Costa da Caparica (Pôr-do-sol incrível, areal imenso)
- Praias de S. João (mata para piquenique)
- Fonte da Telha
- Capuchos (miradouro e Convento)
Vida noturna: Costa da Caparica e Almada Velha