Recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos, lâmpadas e pilhas

Em 2022 foi estabelecida uma parceria entre a CMA e o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos para a recolha e encaminhamento de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, lâmpadas e pilhas. Esta parceria pretende complementar a oferta aos munícipes de soluções para o encaminhamento adequado destes resíduos.

Alguns destes equipamentos contêm substâncias perigosas para o ambiente, como mercúrio e gases fluorados, e possuem um elevado potencial de reciclagem. Os equipamentos recolhidos serão encaminhados para operadores licenciados que irão assegurar o seu devido tratamento e reciclagem.

Dependendo do tipo e dimensão dos equipamentos a CMA e o Electrão disponibilizam dois serviços distintos:

Pontos Electrão em equipamentos municipais
pontos eletrao

Desde Maio de 2022 já pode entregar pequenos equipamentos elétricos avariados, lâmpadas e pilhas usadas em alguns equipamentos desportivos municipais, que integram a Rede Electrão.

Locais de recolha:

- Complexo Municipal de Piscinas da Caparica - Pilhas e baterias (não automóveis)

Rua do Moinho ao Raposo, 2825-016 Caparica

Segunda a sexta-feira, 8h – 21h, sábado e domingo 8h – 12h30

- Complexo Municipal de Piscinas da Sobreda - Pilhas e baterias (não automóveis)

Rua António Lisboa, 2815-733 Sobreda

Segunda a sexta-feira, 8h – 20h30, sábado e domingo 8h30 – 12h30

- Complexo Municipal dos Desportos - Pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos (por ex. telemóveis, micro-ondas, ferros de engomar, aspiradores, máquinas de barbear, calculadoras, ferramentas elétricas ou equipamentos informáticos), lâmpadas, pilhas e baterias (não automóveis).

Alameda Guerra Junqueiro, 35, 2810-075 Feijó

Segunda a sexta-feira, 8h – 23h, sábado, 9h – 18h, e domingo 9h – 14h

- Estaleiro Municipal de Vale Figueira - Pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, lâmpadas, pilhas e baterias (não automóveis).

Rua de Vale Figueira 30, Charneca de Caparica

Todos os dias, 9h - 19h

Contamos consigo!

Recolha ao domicílio de eletrodomésticos volumosos
recolha reee

Para solicitar este serviço, os munícipes devem ter pelo menos um eletrodoméstico volumoso para encaminhar para reciclagem, como uma máquina de lavar ou um frigorífico, mas na altura da recolha poderão aproveitar para entregar outros pequenos equipamentos elétricos fora de uso, lâmpadas e ainda pilhas usadas.

As recolhas são gratuitas e devem ser agendadas usando o número 800 262 333. A equipa de recolha assegura a movimentação do equipamento entre a casa, arrecadação ou garagem, até ao veículo de transporte encaminhando, posteriormente, para reciclagem.

O serviço está disponível nos dias úteis, entre as 09h30 e as 17h00

Veja o vídeo da campanha aqui