Aos problemas universais colocados à gestão de resíduos apontam-se soluções locais, regionais e nacionais sujeitas a diferentes contextos culturais, sociais e técnicos. O que ontem se designava vulgarmente por lixo, hoje é tido como um recurso importante da economia circular, objeto de valorização quer através da reutilização ou da reciclagem ou de qualquer outra ação de onde se podem obter materiais reutilizáveis e energia.
A estratégia do Município de Almada neste domínio integra as metas e os objetivos definidos para o setor pelo PERSU, Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos, apostando na prevenção e na redução dos resíduos e no incremento da separação para reutilização e reciclagem, com consequente redução da fração indiferenciada a eliminar.
Integra ainda os objetivos de qualidade do serviço, definidos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), que são avaliados anualmente através de um conjunto de indicadores. Os resultados são divulgados através dum relatório e de uma Ficha de Avaliação da Qualidade do Serviço.
De entre os diversos desafios que se colocam atualmente ao sistema municipal de gestão de resíduos, salientam-se o a necessidade da prevenção da produção de resíduos e o aumento das taxas de recolha seletiva e reciclagem. Neste âmbito, o município está a implementar novas recolhas seletivas, com particular destaque para os biorresíduos (resíduos alimentares e de jardim), visando o reaproveitamento desta fração, que representa cerca de 50 % da quantidade total de resíduos urbanos.
A Amarsul, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos S.A. detém a concessão do sistema multimunicipal de tratamento e recolha seletiva de resíduos para reciclagem, extensiva a todos os municípios da península.
A gestão de resíduos urbanos num município sempre assumiu um papel fundamental na salvaguarda na saúde pública e qualidade de vida das populações. Atualmente assume cada vez mais um papel de destaque, já que o lixo adquiriu um estatuto de recurso.
Cada almadense produz, em média, 374 kg de resíduos indiferenciados por ano, o que equivale a 1,02 kg por dia.
A levar a cabo esta nobre missão o município de Almada possui atualmente 99 trabalhadores que:
- Encaminham cerca de 66 267 toneladas de resíduos indiferenciados por ano
- Recolhem 4 733 contentores de resíduos com frequência diária
- Executam diariamente 21 circuitos de recolha
São ainda recolhidas por ano:
- 10 757 toneladas de resíduos recicláveis provenientes dos ecopontos e ecocentros (papel e cartão, embalagens de plástico e metal e embalagens de vidro), o que equivale, em média por habitante, a 61 kg de resíduos recicláveis por ano ou 170 g por dia
- 17 545 toneladas de resíduos volumosos (monos)
- 3 600 toneladas de resíduos de parques e jardins (verdes) encaminhados para compostagem
Sabia que:
- As viaturas de recolha de resíduos urbanos percorrem cerca de 480.000 km por ano, o equivalente a dar 12 voltas à Terra
- A recolha de resíduos urbanos é realizada todos os dias, com exceção de 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro
- Os contentores para deposição de resíduos são periodicamente lavados e higienizados por equipas especializadas
- A Câmara Municipal de Almada apostou em tecnologia de ponta e atualmente consegue obter informação em tempo real através de um Sistema de Gestão de Resíduos. Este sistema permite otimizar os circuitos de recolha, além de facilitar a manutenção do parque de contentores e registar anomalias (monos junto aos contentores, contentores danificados ou sujos entre outros) no momento exato em que são observadas pelos operadores
- Cerca de 50% do seu contentor de lixo é composto por Biorresíduos (resíduos alimentares e de jardim). Se todos estes resíduos forem desviados do contentor de lixo comum e devidamente encaminhados e reciclados, a fatura de tratamento destes resíduos do município, paga pelos munícipes através da tarifa de resíduos, pode diminuir em 50%.
- Os resíduos recicláveis colocados fora do ecoponto não são valorizados. Por isso, coloque sempre os resíduos recicláveis dentro do ecoponto. Estes resíduos são encaminhados a 0 € enquanto que a deposição em aterro custa 85,58 € com maiores impactes para o ambiente
Na nossa casa produzimos diariamente resíduos de diferentes origens e com destinos de tratamento muito diferentes.
Descubra de seguida como encaminhar corretamente os seus resíduos.
Para mais informação consulte o Regulamento Municipal de Resíduos Urbanos, Imagem, Limpeza e Higiene Urbana do Município de Almada.
A responsabilidade pelo destino final de baterias é sempre do produtor/importador. Este deverá assegurar a sua valorização ou eliminação em empresas licenciadas para o efeito.
Ao comprar uma bateria nova deverá entregar a velha no local de compra, sendo que no caso de resíduos de baterias de veículos automóveis particulares a retoma não depende da aquisição de uma nova bateria.
Em alternativa, poderá entregar a sua bateria gratuitamente no Ecocentro de Almada.
Sabia que cada Português consome, em média, 700 cápsulas de café por ano?
Em Almada pode depositar as suas cápsulas de café no Ecocentro móvel e no Ecocentro municipal da Quinta da Matosa, no âmbito do Protocolo de Reciclagem de Cápsulas de Café, celebrado entre o Município de Almada, a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) e a AMARSUL, em dezembro de 2023.
De modo a prevenir a produção de resíduos, poderá ainda optar pela utilização de cápsulas reutilizáveis, já disponíveis no mercado.
Ecocentro de Almada (AMARSUL)
Azinhaga Vale da Sobreda
Qt.ª da Matosa
2815 Sobreda
Calendário de Localização do Ecocentro móvel de Almada
As embalagens vazias de plástico e metal devem ser espalmadas e colocadas no ecoponto amarelo da sua rua para serem encaminhadas para a estação de triagem da Amarsul.
Alternativamente, caso a quantidade e/ou volume o justifiquem, poderá entregar as suas embalagens no Ecocentro de Almada.
O que deve depositar
- Garrafas e garrafões (garrafas de água, iogurte, óleo alimentar, etc)
- Outras embalagens de plástico (embalagens de detergente, frascos de champô, embalagens de manteiga, embalagens de molhos)
- Pacotes de leite, sumo, natas, vinho, polpa de tomate, etc.
- Embalagens de batatas fritas e aperitivos
- Sacos de plástico
- Esferovite e filme plástico
- Embalagens take-away de plástico e alumínio
- Latas de bebidas e de conservas
- Latas de aerossol vazias
- Caricas
O que NÃO deve depositar
- Plásticos não-embalagem
- Pilhas e baterias
- Eletrodomésticos
- Tachos e panelas
- Talheres
- CDs e DVDs
Não é necessário lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto, uma vez que o processo de reciclagem assegura esta operação.
As embalagens de vidro devem ser colocadas no ecoponto verde para serem encaminhadas para a estação de triagem da Amarsul.
Alternativamente, caso a quantidade e/ou volume o justifiquem, poderá entregar as suas embalagens no Ecocentro de Almada.
O que deve depositar
- Garrafas (bebidas e azeite)
- Frascos e boiões (sem tampa)
- Frascos de perfume e cosmética
O que NÃO deve depositar
- Loiça de vidro ou cerâmica
- Janelas, vidraças e espelhos
- Lâmpadas
- Embalagens de medicamentos
- Rolhas e tampas
Os vidros de janelas de maiores dimensões devem ser encaminhados como um mono (ver Monos) e a loiça partida deve ser colocada no contentor de lixo comum.
As embalagens de produtos fitofarmacêuticos (pesticidas, herbicidas) e de biocidas para controlo de pragas e tratamento de madeiras, estão abrangidas pelo sistema VALORFITO. Se é um pequeno ou médio agricultor pode entregar as suas embalagens vazias destes produtos nos pontos de venda autorizados/ pontos de retoma.
Para saber onde pode entregar as suas embalagens vazias de produtos fitofarmacêuticos e biocidas clique aqui.
As lâmpadas fluorescentes tubulares, ultravioletas e compactas, de descarga de vapor de sódio, vapor metálico, vapor de mercúrio, LED e Xénon estão abrangidas por redes de recolha dedicadas. Neste âmbito existem contentores para a sua deposição em centros comerciais, bombeiros voluntários, escolas, empresas, entre outros.
Também pode depositar as suas lâmpadas usadas no Ecocentro móvel de Almada (consulte aqui o calendário) ou nos Pontos Electrão existentes no Complexo desportivo de Almada (Feijó) e no Estaleiro Municipal Vale Figueira Parque (Charneca da Caparica).
Pode consultar todos os locais de deposição mais perto de si em ondereciclar.pt ou Rede Depositrão.
Reutilize antes de reciclar
Ainda antes de reciclar as latas de tinta, há outras formas de reduzir o impacto das tintas e das suas embalagens sobre o ambiente.
Uma delas é a reutilização. Procure associações ou Instituições de Solidariedade Social que precisem de tintas.
Reciclar latas de tinta. Como fazer?
A CMA disponibiliza um Ecocentro móvel para deposição de diversas tipologias de resíduos perigosos, entre as quais latas de tinha, vernizes e afins. Consulte aqui o calendário de circulação deste equipamento.
No caso de ser um profissional, deverá contactar um operador para a eliminação destes produtos. Aceda ao Sistema de Informação do Licenciamento de Operações de Gestão de Resíduos da Agência Portuguesa do Ambiente para saber onde pode entregar os resíduos.
A entrega de pequenas quantidades de madeiras poderá ser feita no Ecocentro de Almada.
Para quantidades superiores, os interessados deverão solicitar a sua entrega a empresas autorizadas (ver listagem da Agência Portuguesa do Ambiente).
As farmácias são pontos de receção permanente de embalagens de medicamentos e de medicamentos fora de prazo.
Para mais informações, poderá contactar a Valormed.
Entende-se por monos, monstros ou resíduos volumosos aqueles resíduos de grandes dimensões, tais como: móveis, colchões, entre outros.
Para encaminhar os seus monos gratuitamente deverá agendar a sua recolha à porta, com a sua Junta de Freguesia através da respetiva Linha Verde ou por email:
União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas: 800 100 304
E-mail: geralalmada@uf-acppc.pt
Sitio: www.uf-acppc.pt
União de Freguesias do Feijó e Laranjeiro: 800 205 031 (Laranjeiro) ou 800 204 801 (Feijó)
E-mail: geral@jflaranjeirofeijo.pt
Sitio: www.jffeijo.pt
União de Freguesias da Caparica e Trafaria: 800 205 061
E-mail: geral@jf-caparica-trafaria.pt
Sitio: https://www.jf-caparica-trafaria.pt/
União de Freguesias da Charneca e Sobreda: 800 205 093
E-mail: geral@jf-charnecacaparica-sobreda.pt
Site: http://www.jf-charnecacaparica-sobreda.pt
Junta de Freguesia da Costa de Caparica: 212 911 089 ou 212 911 091
E-mail: jfccaparicageral@gmail.com
Sitio: www.jf-costacaparica.pt
Objetos volumosos como sofás, colchões e móveis podem ainda ser entregues no Ecocentro de Almada.
Nunca deve abandonar os seus monos na via pública, junto aos contentores ou ecopontos.
É proibido despejar nos esgotos ou no solo óleos minerais (geralmente utilizados em motores de veículos ou como lubrificantes).
Os fabricantes deste tipo de resíduos pagam uma taxa ambiental pelo seu tratamento. Assim, no local de compra do novo são obrigados a receber o óleo usado, por troca. As oficinas automóveis devem receber os óleos usados quando é realizada a substituição do óleo.
Em alternativa, a entrega de óleos lubrificantes poderá ser efetuada no Ecocentro da Amarsul ou depositados no Ecocentro móvel de Almada, desde que não estejam contaminados com água ou outros produtos.
Para grandes quantidades ou produções regulares deverá ser contactada a entidade gestora destes resíduos - Sogilub. Esta entidade faz a recolha sem qualquer custo para o produtor.
Sabia que ao deitar os seus Óleos Alimentares Usados (OAU) na sanita ou no ralo do lava-loiças está a poluir o ambiente? E que 1 litro de óleo doméstico assim rejeitado pode contaminar 1 milhão de litros de água?
O óleo de cozinha é constituído por uma mistura de ácidos gordos insaturados que não apresentam solubilidade em água devido à diferença de densidades. Assim, os óleos que são lançados no esgoto vão provocar poluição na água, no solo, danos na rede de saneamento e ETAR (Estação de Tratamento de Águas Resíduais), e até ter repercussões no clima.
Quais os óleos que pode colocar no Oleão?
- Óleos vegetais tais como: girassol, soja, palma e colza, azeite e óleos de conservas
O que NÃO pode colocar no Oleão:
- Óleos minerais de motor ou lubrificantes (uma vez que é um resíduo perigoso que impede a valorização do óleo alimentar usado)
- Margarina e outros resíduos de alimentos resultantes da fritura (que devem ser deitados no lixo comum)
Onde colocar os seus OAU?
Após a sua utilização, deve deitar o óleo usado frio numa garrafa de plástico (p.e. garrafa usada de refrigerante ou do próprio óleo) com a ajuda de um funil e quando estiver cheia deve colocá-la no oleão mais perto de si. Saiba onde no Geoportal da CMA/Limpeza Urbana/Oleões.
Poderá ainda depositar os seus OAU no Ecocentro móvel de Almada ou entregá-los no Ecocentro da AMARSUL em Almada.
Como são valorizados os seus OAU?
O óleo depositado é depois transformado em biodiesel (1000 litros de óleo usado permitem produzir entre 920 a 980 litros de biodiesel) e ainda em sabão, velas, óleo, verniz, tintas, etc.
O papel e o cartão devem ser devidamente espalmados e colocados no ecoponto azul para serem recolhidos pela AMARSUL e encaminhados para reciclagem.
Se tem grandes quantidades de cartão (grandes formatos), deve dirigir-se ao Ecocentro de Almada.
Se tem um estabelecimento comercial, deve aderir ao serviço dedicado de recolha à porta, através da Linha da Reciclagem da Amarsul ou através do Nº gratuito 800 911 400.
O que deve depositar
- Caixas de cartão (caixas de cereais, bolachas, ovos, caixas de pizza SEM GORDURA)
- Jornais e revistas
- Papel de escrita e impressão
- Papel de embrulho
- Envelopes
- Sacos de papel
- Embalagens take away de cartão (LIMPAS)
O que NÃO deve depositar
- Papel e cartão sujos (com gordura, restos de comida, etc.)
- Sacos de cimento
- Papel vegetal, papel autocolante, papel de alumínio, papel plastificado
- Toalhetes e fraldas
As pilhas e acumuladores contêm na sua composição substâncias perigosas, nomeadamente metais pesados como mercúrio, cádmio e chumbo, que podem ser recuperados como matérias-primas para a produção de novos produtos. Por outro lado, se forem libertados no ambiente podem contribuir para a contaminação do solo e massas de água, motivo pelo qual estão abrangidos por legislação específica, sendo importante a sua devida separação.
Poderá entregar as suas pilhas e acumuladores portáteis em:
- Locais de venda de pilhas e acumuladores que, por obrigação legal, recebem gratuitamente estes resíduos
- Ecocentro móvel de Almada
- Piscinas municipais da Sobreda, Caparica, Charneca de Caparica e Complexo desportivo de Almada (Feijó)
- Estaleiro Municipal Vale Figueira Parque (Charneca de Caparica)
- Ecocentro da Amarsul
- Pontos de recolha existentes em diversas entidades. Conheça os locais de deposição mais perto de si em Ponto Depositrão ou ondereciclar.pt.
A responsabilidade pela recolha de pneus usados cabe ao produtor, que a transfere para uma entidade gestora - Valorpneu - Sistema de Gestão de Pneus Usados (SGPU). Esta tem como objetivo a organização e a gestão do sistema de recolha e destino final de pneus usados.
Na compra dos pneus novos é paga uma taxa ambiental para financiar o seu tratamento adequado, depois de usados. Ao comprar pneus novos, o distribuidor é obrigado a receber os pneus usados, por troca.
Alternativamente poderá entregar gratuitamente os pneus usados num dos Centros de Receção da Valorpneu.
Existem campanhas periódicas para recolha de radiografias, através da sua entrega em farmácias.
Para entregas fora desse período poderá contactar a Assistência Médica Internacional - AMI
Os resíduos alimentares, são os resíduos resultantes da preparação e consumo dos alimentos, e são produzidos em quantidades bastante significativas em nossas casas: cerca de 40% do nosso caixote do lixo é composto por estes resíduos.
Com vista a minimizar a quantidade de resíduos alimentares destinados a aterro, a CMA tem em curso diversos projetos:
- Almada, vamos Compostar – compostagem doméstica
- Recolha seletiva de resíduos alimentares e de jardim – contentor castanho
- Comissariado Municipal para o Aproveitamento Alimentar
O primeiro projeto piloto de recolha de resíduos alimentares em contentores coletivos na via pública arrancou na Costa de Caparica em junho de 2021. No início de 2023 iniciou-se a recolha destes resíduos em zonas de moradias, através da entrega de contentores individuais. O projeto será implementado de forma faseada, tendo iniciado na freguesia da Charneca de Caparica.
O que depositar no contentor castanho:
- Restos de alimentos crus e cozinhados ou fora da validade
- Legumes
- Fruta
- Carne
- Peixe
- Restos de pão e bolos
- Cascas de ovos
- Borras de café
- Saquinhos de chá
- Guardanapos de papel
O que NÃO depositar:
- Embalagens plásticas e metálicas (contentor amarelo)
- Jornais, revistas e outro papel impresso (contentor azul)
- Cartões (contentor azul)
- Medicamentos (entregar nas farmácias)
- Óleos alimentares usados (colocar nos Oleões)
- Águas resultantes da lavagem de alimentos
- Fraldas, pensos e afins (contentor indiferenciados)
- Dejetos animais e areias contaminadas (contentor indiferenciados)
- Caricas e rolhas
- Cápsulas de café
- Pilhas, lâmpadas, pequenos eletrodomésticos (colocar nos eletrões existentes nas superfícies comerciais e supermercados)
- Beatas (contentor indiferenciados)
- Têxteis (colocar no contentor para roupas usadas)
No caso da sua zona ainda não possuir contentores específicos para este tipo de resíduos, estes devem ser colocados nos contentores de lixo comum (indiferenciado).
Os empreiteiros ou promotores de obras que produzam Resíduos de Construção e Demolição (RCD), vulgarmente designados por entulhos, são responsáveis pela sua gestão, a qual só pode ser efetuada por operadores devidamente autorizados.
Se está a realizar uma pequena obra de remodelação, não sujeita a licenciamento, pode recorrer ao serviço de sacos big bag de 1m3 disponibilizados pela Câmara Municipal, mediante pagamento, de acordo com a Tabela de Taxas e Preços.
Consulte o procedimento disponível mais abaixo para saber como requisitar este serviço.
Espaços Cidadão com serviço disponível
Espaço Cidadão Costa da Caparica
Avenida da República, n.º 18
Espaço Cidadão Sobreda
Largo António José Piano Júnior (Solar dos Zagallos)
Horário de funcionamento
Segunda a sexta das 9h00 às 18h00.
Não encerra no período de almoço
Para mais informações, contacte-nos através de almadainforma@cma.m-almada.pt.
Tipos de REEE
- Grandes eletrodomésticos
- Pequenos eletrodomésticos
- Equipamentos informáticos e de telecomunicações
- Equipamentos de consumo e painéis fotovoltaicos
- Equipamentos de iluminação
- Ferramentas elétricas e eletrónicas (com exceção de ferramentas industriais fixas de grandes dimensões)
- Brinquedos e equipamento de desporto e lazer
- Aparelhos médicos (com exceção de todos os produtos implantados e infetados):
- Instrumentos de monitorização e controlo (balanças, etc.)
- Distribuidores automáticos
- Cartões com chip eletrónico
Locais de Entrega de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE)
- Nas lojas, no momento de aquisição de um equipamento novo (grandes eletrodomésticos)
- Ecocentro móvel de Almada (consulte aqui o calendário)
- Complexo desportivo de Almada (Feijó)
- Estaleiro Municipal Vale Figueira Parque (Charneca da Caparica)
- Contentores existentes em algumas superfícies comerciais do Concelho para eletrodomésticos inferiores a 50 cm. Conheça os locais de deposição mais perto de si em SNIAmb
Recolhas a pedido de grandes eletrodomésticos
Se tem pelo menos um eletrodoméstico volumoso para encaminhar para reciclagem, como uma máquina de lavar ou um frigorífico, poderá recorrer ao serviço de recolha porta-a-porta disponibilizado pela Electrão.
As recolhas são gratuitas e devem ser agendadas usando o número 800 262 333. A equipa de recolha assegura a movimentação do equipamento entre a casa, arrecadação ou garagem, até ao veículo de transporte.
O serviço está disponível nos dias úteis, entre as 09h30 e as 17h00.
Os resíduos indiferenciados (lixo comum) são o que sobra após separar as frações recicláveis dos resíduos domésticos (biorresíduos, papel e cartão, embalagens de plástico e metal e embalagens de vidro).
Alguns exemplos são: loiça partida, talheres, fraldas, pensos higiénicos e dejetos de animais.
Estes resíduos deverão ser depositados nos contentores coletivos ou individuais disponibilizados pelo município para o efeito.
Entende-se por resíduos verdes os provenientes da limpeza e manutenção dos jardins ou hortas das habitações ou outros espaços de uso privado, nomeadamente folhas, aparas, ramos (até 1m de comprimento), troncos (até 50 cm de comprimento), relva e plantas, cuja produção semanal não exceda os 1100 litros.
Para encaminhar gratuitamente os seus resíduos verdes deverá agendar a sua recolha à porta, com a sua Junta de Freguesia, através da Linha Verde, ou por email:
União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas: 800 100 304
E-mail: geralalmada@uf-acppc.pt
Sitio: www.uf-acppc.pt
União de Freguesias do Feijó e Laranjeiro: 800 205 031 (Laranjeiro) ou 800 204 801 (Feijó)
E-mail: geral@jflaranjeirofeijo.pt
Sitio: www.jffeijo.pt
União de Freguesias da Caparica e Trafaria: 800 205 061
E-mail: geral@jf-caparica-trafaria.pt
Sitio: https://www.jf-caparica-trafaria.pt/
União de Freguesias da Charneca e Sobreda: 800 205 093
E-mail: geral@jf-charnecacaparica-sobreda.pt
Site: http://www.jf-charnecacaparica-sobreda.pt
Junta de Freguesia da Costa de Caparica: 212 911 089 ou 212 911 091
E-mail: jfccaparicageral@gmail.com
Sitio: www.jf-costacaparica.pt
Estes resíduos podem ainda ser entregues no Ecocentro de Almada.
Nunca deve abandonar os seus resíduos verdes na via pública, junto aos contentores ou ecopontos.
Podem ser depositadas no Ecocentro móvel de Almada, em contentor próprio disponível nas instalações da CMA - Vale Figueira Parque, ou em algumas grandes superfícies comerciais do município de Almada.
Para saber o local mais próximo de sua casa pode consultar o site Greencork.
Câmara Municipal de Almada - Vale Figueira Parque
Rua de Vale Figueira 30, Charneca de Caparica
No entanto, sempre que tem roupas ainda em bom estado mas que já não precisa, deverá privilegiar a sua reutilização doando a quem mais necessita, nomeadamente entregar diretamente nas várias instituições de Apoio Social existentes no Município ou trocando na Loja Circular da CMA.
Os resíduos têxteis deverão ser depositados nos vários contentores específicos disponíveis na via pública em vários pontos do Concelho de Almada.
As seringas usadas para automediação injetável, nomeadamente para tratamento da diabetes, podem ser colocadas em "agulhões" disponibilizados em algumas farmácias aderentes ao projeto "Seringas Só No Agulhão", criado pela Associação de Farmácias de Portugal.
Consulte a listagem das farmácias aderentes por Distrito aqui.
Pode depositar os tinteiros e toners usados no Ecocentro móvel de Almada (consulte aqui o calendário) ou, em alternativa, entregá-los em algumas superfícies comerciais do concelho de Almada (ex. STAPLES, BOX (Auchan Forum Almada)).
Os veículos em fim de vida deverão ser entregues a um operador autorizado para proceder ao seu desmantelamento, sem qualquer custo. A lista de operadores autorizados encontra-se disponível no site da entidade gestora - Valorcar. O operador passará um certificado de destruição, que será utilizado para proceder à anulação da matrícula para o proprietário deixar de pagar o imposto correspondente ao veículo em causa.
Caso identifique uma viatura abandonada na via pública, pode reportar esta ocorrência através do email geral@wemob.pt.
Recolha porta-a-porta doméstica
A recolha de resíduos porta-a-porta já existe em várias zonas do concelho de Almada e durante o ano de 2023 irá ser alargada no âmbito de uma candidatura ao POSEUR para implementação da recolha dedicada de resíduos orgânicos (biorresíduos).
A recolha porta-a-porta irá abranger cerca de 18 725 habitantes, essencialmente na União de Freguesias da Charneca e Sobreda. Esta recolha é realizada em contentores individuais exclusivos de cada habitação, em dias específicos de acordo com cada zona e com a fração de resíduos (papel e cartão/ embalagens de plástico e metal/ orgânicos/ resto). Para saber mais sobre este projeto, clique aqui.
Para saber quais os dias de recolha de resíduos indiferenciados/orgânicos na sua zona de residência, consulte o Geoportal da CMA/Limpeza Urbana/Recolha Porta-a-Porta e pesquise pela localização da sua casa.
Se já é servido por recolha porta-a-porta de papel/cartão e embalagens de plástico e metal, realizado pela empresa AMARSUL, pode consultar aqui o calendário dos dias da recolha.
Recolha Seletiva Porta-a-Porta (Amarsul)
A recolha de resíduos porta-a-porta é complementada por uma rede de vidrões de utilização coletiva, distribuídos pela via pública.
Recolha porta-a-porta comércio
Se tem um estabelecimento comercial e produz resíduos de papel e cartão, vidro, filme plástico, esferovite, entre outros, deve aderir ao serviço gratuito de recolha porta-a-porta prestado pela AMARSUL. Faça a sua adesão através do Nº gratuito 800 911 400 ou através da Linha da Reciclagem. Não coloque estes resíduos nos contentores para resíduos indiferenciados nem nos ecopontos, ou na sua envolvente.
A recolha de proximidade é o principal tipo de recolha existente no concelho de Almada e caracteriza-se por contentores de uso coletivo de várias capacidades (desde 800 litros até 5000 litros) disponíveis na via pública e, sempre que possível, a uma distância máxima de 100 metros do utilizador.
Neste momento o município de Almada tem disponíveis contentores para recolha de resíduos indiferenciados, resíduos recicláveis (papel e cartão/embalagens de plástico e metal/vidro) e, no centro da Costa da Caparica, para resíduos orgânicos e fração resto.
A recolha dos contentores coletivos de proximidade é realizada diariamente, excetuando os dias 1 janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro.
Existem serviços de recolha a pedido, mediante agendamento, disponíveis para:
- Resíduos volumosos (monos ou monstros)
- Resíduos verdes resultantes da manutenção de jardins particulares
- Entulhos de pequenas obras não sujeitas a licenciamento
- Eletrodomésticos volumosos (recolha ao domicílio)
No caso dos monos e dos resíduos verdes, deverá agendar a recolha à porta com a sua Junta de Freguesia.
União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas: 800 100 304
E-mail: geralalmada@uf-acppc.pt
Sitio: www.uf-acppc.pt
União de Freguesias do Feijó e Laranjeiro: 800 205 031 (Laranjeiro) ou 800 204 801 (Feijó)
E-mail: geral@jflaranjeirofeijo.pt
Sitio: www.jffeijo.pt
União de Freguesias da Caparica e Trafaria: 800 205 061
E-mail: geral@jf-caparica-trafaria.pt
Sitio: https://www.jf-caparica-trafaria.pt/
União de Freguesias da Charneca e Sobreda: 800 205 093
E-mail: geral@jf-charnecacaparica-sobreda.pt
Site: http://www.jf-charnecacaparica-sobreda.pt
Junta de Freguesia da Costa de Caparica: 212 911 089 ou 212 911 091
E-mail: jfccaparicageral@gmail.com
Sitio: www.jf-costacaparica.pt
A recolha dos Resíduos de Construção e Demolição (vulgo entulhos) é um serviço prestado pela CMA, mediante requisição de um saco big bag.
Consulte mais informação no tema Resíduos de Construção e Demolição (RCD) ou Entulhos.
A recolha ao domicilio de eletromésticos volumosos é realizada pelo Eletrão - Associação de Gestão de Resíduos e está disponível, nesta fase, nas freguesias de Almada, Cacilhas, Cova da Piedade, Pragal, Laranjeiro e Feijó.
O serviço é gratuito e deve ser agendadas usando o número 800 262 333.
Para saber mais sobre este serviço consulte o link.