Skip to main content

O projeto "Almada, vamos Compostar" é uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada que pretende promover a valorização dos resíduos alimentares e de jardim produzidos em cada casa, através do processo de Compostagem.

Em função do seu tipo de habitação, o Município disponibiliza duas opções para que possa realizar a compostagem dos resíduos alimentares e de jardim produzidos em sua casa:

Compostagem doméstica
compostagem_domestica

A compostagem doméstica destina-se a famílias residentes em habitações com espaço exterior/jardim.

Neste caso, a Câmara Municipal de Almada atribui gratuitamente um compostor, através do qual as famílias poderão valorizar os seus resíduos alimentares e de jardim e produzir o seu próprio composto, bem como informação e acompanhamento técnico do processo de compostagem.

Compostagem comunitária
compostagem_comunitaria

A compostagem comunitária permite que todos possam fazer compostagem dos seus resíduos alimentares e de jardim, independentemente da sua tipologia de residência, contribuindo para uma economia circular.

O Município disponibiliza "ilhas do compostagem" em locais de acesso público, que podem ser usadas pelas famílias inscritas no projeto.

De momento existem 5 ilhas de compostagem instaladas no concelho de Almada:

- Parque da Juventude de Almada, Almada

- Jardim do Complexo Municipal dos Desportos, Feijó

- Praceta Joaquim Maria da Costa, Costa da Caparica

- Rua Samwell Dinis, Charneca de Caparica

- Rua Pedro Álvares Cabral, Vila Nova da Caparica

Como participar?

Para participar na compostagem doméstica ou comunitária terá que aderir ao projeto. O Município assegura uma formação inicial em compostagem, o acompanhamento do processo e um manual de compostagem.

Para se inscrever ou obter mais informações contactar almadavamoscompostar@cm-almada.pt ou 212 549 700, indicando o seu nome, morada completa, email, nº telefone e tipo de compostagem a que pretende aderir.

Manual de compostagem

Pode descarregar o seu manual de compostagem aqui.