Compostagem Câmara Municipal de Almada

 

O projeto "Almada, vamos Compostar" tem como objetivo envolver as famílias Almadenses, residentes em habitações com jardim, na valorização dos resíduos orgânicos (jardinagem e preparação de alimentos), através do processo de Compostagem.

Neste momento o projeto está a ser implementado na Herdade da Aroeira, prevendo-se futuramente o seu alargamento a outras zonas do concelho.

A CMA atribui gratuitamente um recipiente para compostagem (compostor) às famílias que pretendam participar nesta iniciativa, bem como informação e acompanhamento técnico sobre o processo de compostagem.

Para auxiliar os participantes ao longo do processo de compostagem a CMA elaborou um Manual de Compostagem, disponível no final desta página.

compostor_cma
Compostor

O que é a compostagem?

Compostagem é o nome dado ao processo natural de decomposição da matéria orgânica, transformando-a num fertilizante rico em nutrientes chamado composto. Este produto pode ser aplicado diretamente no solo como corretor agrícola, nutrindo-o, melhorando as suas propriedades físicas, químicas e a sua estrutura, evitando o consumo oneroso e poluidor dos fertilizantes químicos.

composto camara de almada
Composto

 

Fazer compostagem doméstica proporciona aos munícipes uma forma de reciclarem os resíduos orgânicos produzidos nas suas habitações, com vantagens económicas e ambientais.

Em vez de rejeitarmos no contentor do lixo os resíduos que sobram da preparação das refeições, especificamente das frutas e legumes, podemos colocá-los no compostor. Cobrimo-los com pequenos ramos, ervas e folhas e deixamos a Natureza agir. É muito simples e natural.

 

Mais informações:

O modelo disponível não é adequado para varandas de apartamentos, sendo necessário solo com terra para a sua instalação.

Para participar ou obter mais informações contactar almadavamoscompostar@cma.m-almada.pt

manual compostagem
Veja o vídeo da iniciativa