Comissariado Para o Aproveitamento Alimentar
Comissariado Municipal para o Aproveitamento Alimentar

Empenhada em contribuir para a diminuição do desperdício alimentar, a Câmara Municipal de Almada avançou, no final de 2020, com a constituição do Comissariado Municipal para o Aproveitamento Alimentar.

O Comissariado Municipal para o Aproveitamento Alimentar tem como objetivos:

  • Sensibilizar os munícipes para o desperdício alimentar e incentivar hábitos de doação e voluntariado;
  • Formar e informar quanto à necessidade de adoção e/ou intensificação do aproveitamento alimentar e propor soluções e medidas aplicáveis no dia-a-dia para evitar o desperdício alimentar;
  • Envolver a rede empresarial, fomentando hábitos de doação, mas também os estabelecimentos de ensino, as associações culturais e recreativas, através de parcerias e ações em conjunto e na promoção de boas práticas são outras das prioridades.

Em perspetiva está a inclusão de Almada no conjunto de cidades servidas por aplicações informáticas (apps) que têm como finalidade combater o desperdício alimentar e, em simultâneo, incentivar o comércio local.

É, igualmente, intenção do Comissariado Municipal para o Aproveitamento Alimentar o desenvolvimento de uma aplicação dedicada, em exclusivo, a doações, que potenciará hábitos de doação, melhorará a logística envolvida no embalamento e distribuição e permitirá conhecer a realidade concreta das doações.

O lançamento de campanhas de sensibilização por parte da Câmara Municipal de Almada, associações ligadas à área da restauração e outras entidades que decidam aderir a estas iniciativas, a realização de webinars e também, caso as circunstâncias assim o permitam, de jornadas de trabalho, sensibilização e informação a par com workshops de carácter prático estão também planeadas.

Assista aqui à curta-metragem realizada por Marina Lobo, sobre o desperdício, nomeadamente da água, vencedora do
Festival de Cinema das Nações Unidas sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável “ODS em Ação 2019” na categoria Proteger o Nosso Planeta - AQUAMETRAGEM.

Mais informações: pbaldaia@cma.m-almada.pt