Skip to main content
Programa Concelhio de Apoio a Cuidadores Informais

Os cuidadores podem sê-lo de forma formal e informal, correspondendo isso, no primeiro caso, a um profissional com formação académica para a prestação de cuidados, orientado e obedecendo a um “código de conduta”, remunerado pelo trabalho que desempenha a vários indivíduos e num horário específico, realizando tarefas especializadas.

O cuidador informal é a pessoa que assume preferencialmente a prestação de cuidados próximo da pessoa dependente, podendo ser um familiar, amigo ou pessoa próxima que assume a função de cuidador principal, a tempo inteiro, desempenhando tarefas de apoio a outrem sem ter, necessariamente, preparação técnica especifica para o efeito e não estando sujeito a remuneração.

O envelhecimento da população em Portugal, constitui uma realidade cada vez mais evidente, não sendo esta realidade distinta na “população cuidadora”.

Deste modo a Câmara Municipal de Almada, pretende estimular/dinamizar um programa conjunto e coordenado, suportado numa lógica alargada de parceria inter e intra-institucional, para potenciar estratégias mais consistentes e inovadoras no apoio aos cuidadores informais, materializadas no Programa Concelhio de Apoio a Cuidadores Informais (PCACI).

O PCACI pretende constituir-se com um documento estratégico, procurando contrariar as escassas respostas ao cuidador informal, assumindo-se como um instrumento vital para delinear estratégias e implementar projetos, capazes de criar as melhores condições para obtenção de ganhos formativos, de saúde e qualidade de vida dos cuidadores informais.

Projeto Tempo para Si

O Projeto Tempo para Si pretende ser uma resposta, implementada através de trabalho conjunto com a parceria, que permita o descanso do cartazcuidadorescuidador, concretizando-se através de um serviço de descanso do cuidador ao domicílio, com recurso a uma bolsa de cuidadores formais que se propõem acompanhar os entes dependentes, permitindo aos cuidadores usufruírem de tempo de descanso/lazer/cumprimento de outras tarefas.

Podem candidatar-se ao Projeto Tempo para Si os cuidadores informais, que prestem cuidados a pessoa dependente, podendo ser um familiar, amigo ou pessoa próxima que assume a função de cuidador informal principal


Será atribuído a título de subsídio, uma comparticipação na utilização da bolsa de cuidadores formais, não podendo o apoio exceder as 7 horas/dia consecutivas.

Considerando que estes serviços específicos são escassos a nível nacional, este projeto assume uma maior relevância no desenvolvimento de medidas de apoio a cuidadores informais, destacando a Câmara Municipal de Almada como impulsionadora de respostas inovadoras e de qualidade, ao serviço dos seus munícipes.

Inscrições através do formulário online: Tempo para Si

Tempo para Si - Selo de Mérito - Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais 2023
Movimento cuidar

Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias nesta área, em Portugal, através da atribuição de selos de mérito.

O Projeto Tempo para Si e a Câmara Municipal de Almada foram distinguidos pelo segundo ano consecutivo em 2023 com o selo de mérito, para pertencer a esta Rede de Autarquias que adotam as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.

Os vencedores da 2ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais são divulgados no site e nas redes sociais, página de Facebook e Instagram, do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.

Condições de Acesso