Jovens almadenses vencem concurso de ideias sobre Ação Climática
O projeto vencedor – ao qual foram atribuídos cinco mil euros – pretende criar soluções para mitigar e adaptar a cidade às alterações climáticas, e melhorar o Parque Urbano do Fróis, na Caparica, envolvendo toda a comunidade, sobretudo as pessoas mais vulneráveis.
Cátia Godoroja e André Manteigas, dois dos jovens responsáveis pela candidatura, explicam o que vai acontecer nos próximos meses: “Pretendemos reabilitar o Parque Urbano do Fróis em termos da biodiversidade. Vamos retirar as espécies invasoras e replantar espécies nativas. Para além disso, vamos também instalar uma microfloresta e construir um charco, que vão permitir trazer outros animais e mais vida a este espaço verde.”
A concretização destas ações arranca em maio e vai envolver a participação de cerca de 250 voluntários. “Queremos também sensibilizar a comunidade para as questões ambientais”, partilha André Manteigas. Como esclarece Cátia Godoroja, “ao mesmo tempo que são criadas as soluções, as pessoas também aprendem mais sobre isso.”
O concurso, destinado a apoiar financeiramente pequenos projetos de grupos de jovens na área da ação climática, integra o projeto europeu LIFE ASAP – promovido pela WWF Suécia, em parceria com a WWF Roménia, WWF Hungria e a WWF Portugal –, e tem como objetivo acelerar a ação climática em cidades europeias.
Em Portugal, os municípios envolvidos nesta fase são Almada, Braga e Cascais. Além do trabalho de proximidade com as cidades, o projeto possui ainda uma componente de envolvimento da sociedade civil local no apoio aos objetivos climáticos municipais. O objetivo é sensibilizar e mobilizar cidadãos, em especial jovens, através da implementação de um programa de colaboração destinado à co-criação e partilha com os municípios de propostas para responder aos desafios climáticos e de sustentabilidade na sua cidade.