Almada
Proteção Civil
1 September 2023

Jovens voluntários do projeto Mais Floresta despedem-se hoje da Mata dos Medos

Têm entre 17 e 25 anos e voluntariaram-se para ajudar a proteger o grande pulmão natural do concelho de Almada em agosto. Hoje receberam o certificado de participação.

Jovens reunidos
Oito jovens voluntários participaram no projeto Mais Floresta.

Chega hoje ao fim mais uma edição do projeto Mais Floresta, através do qual oito jovens voluntários colaboraram na proteção da Mata Nacional dos Medos, no concelho de Almada.

Entre 14 de agosto e 1 de setembro, percorreram 130 km nesta Reserva Botânica e receberam hoje o certificado de participação das mãos dos vereadores da CMA.

Um ato de cidadania

“Tenham a consciência de que o vosso contributo é fundamental para a nossa comunidade”, sublinhou Francisca Parreira, vereadora com a área da Proteção Civil.

“O voluntariado é já uma forma de ação  política e um ato de cidadania. É muito bom saber que há jovens como vocês”, reforçou Filipe Pacheco, vereador com o pelouro da Juventude.

Fizeram vigilância a pé, sensibilizaram quem por ali passava para a importância da preservação deste ecossistema e inventariaram as áreas a necessitar de limpeza.

Além de 12 euros diários, receberam do IPDJ um kit com uma mochila, 2 t-shirts, cantil, chapéu e luvas.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Almada forneceu-lhes rádios para se manterem em permanente contacto, águas, mapas, sacos do lixo e outros materiais necessários. Garantiu ainda o acompanhamento no terreno, para saberem as tarefas destinadas para esse dia e fazerem o balanço do trabalho desenvolvido.

O projeto Mais Floresta faz parte do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2023, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.