Almada
29 January 2023

Judocas portuguesas brilham em Almada

Bárbara Timo, Patrícia Sampaio (ouro) e Rochele Nunes (prata) foram as protagonistas da seleção portuguesa de Judo que este fim de semana subiram ao pódio do Grand Prix Portugal 2023. O evento juntou mais de 500 judocas em competição no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”.

Almada, Grand Prix, Judo, Desporto, Complexo Municipal dos Desporto, 2023
Patrícia Sampaio (2.ª à direita) recebeu a medalha de ouro na categoria -78 kg das mãos de Inês de Medeiros, presidente da CMA. ©Florbela Salgueiro | CMA
Almada, Grand Prix, Judo, Desporto, Complexo Municipal dos Desporto, 2023
Bárbara Timo conquistou, este sábado, a medalha de ouro na categoria -63 kg. ©Gabriela Sabau
Almada, Grand Prix, Judo, Desporto, Complexo Municipal dos Desporto, 2023
Durante três dias foi possível assistir a combates entre os melhores judocas do mundo no Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó. ©Florbela Salgueiro | CMA
Almada, Grand Prix, Judo, Desporto, Complexo Municipal dos Desporto, 2023
Inês de Medeiros, presidente da CMA, e Filipe Pacheco, vereador do Desporto, nas finais do Grand Prix Portugal 2023, no Complexo Municipal dos Desportos "Cidade de Almada. ©Florbela Salgueiro | CMA
Almada, Grand Prix, Judo, Desporto, Complexo Municipal dos Desporto, 2023
O Grand Prix Portugal 2023 decorreu entre 27 e 29 de janeiro, no Complexo Municipal dos Desporto "Cidade de Almada", no Feijó. ©Florbela Salgueiro | CMA

Portugal recebeu pela segunda vez a etapa inaugural do Circuito Mundial de Judo, que reuniu em Almada 544 atletas, de 81 países, incluindo 39 portugueses.

Bárbara Timo subiu ao pódio, este sábado, conquistando a medalha de ouro na categoria -63 kg. “Estou muito contente e sinto-me bastante realizada. Sonhava conquistar um grande título aqui em Portugal, em casa e com a minha família.”

Este domingo, Patrícia Sampaio venceu a final na categoria -78 kg e subiu ao pódio para receber a medalha de ouro das mãos de Inês de Medeiros, presidente da CMA, município anfitrião da competição mundial. Para a judoca “começar o ano em casa, com a medalha de ouro, com todas as pessoas a cantar o hino comigo, foi perfeito.” Quase no final do último dia do Grand Prix Portugal 2023, Rochele Nunes conquistou a medalha de prata para Portugal na categoria +78 Kg. Na sexta-feira, primeiro dia de competição, a judoca Catarina Costa alcançou o 5.º lugar na categoria -48 kg.

Com os resultados obtidos, Portugal classifica-se em 2.º lugar no ranking dos 81 países participantes.

Após a prova da Federação Internacional de Judo, segue-se o IBSA Grand Prix Portugal 2023, nos dias 30 e 31 de janeiro, competição que envolve os melhores judocas cegos e de baixa visão do mundo.

Conheça os resultados do Grand Prix Portugal 2023 aqui