marchas populares 2024
Concurso de Marchas Populares

As “Marchas Populares” são uma manifestação com forte enraizamento popular. Ao promover as “Marchas Populares de Almada”, é intenção do Município de Almada ir ao encontro dos gostos e tradições populares e, simultaneamente, reforçar o sentido da festa enquanto espaço de construção coletiva de uma identidade comum.

A afirmação de um momento de exceção na animação da vida da cidade, para o qual cada um contribui com os seus saberes particulares e disponibilidade pessoais, projetados para o espetáculo final, oferecido a toda a população, e no qual a cor e o ritmo têm o lugar principal, conta desde 1994 com a participação de diversas entidades locais.

Assumindo-se como base de concretização e viabilização de projetos materiais e imateriais dinamizados, quer pelo movimento associativo, quer por outros organismos sem fins lucrativos que no concelho têm promovido a criação de respostas sociais e culturais à população, pela participação e intervenção desta em áreas como a cultura e recreação e, particularmente, tendo em vista a dimensão dessa participação ao nível das associações e as regras pelas quais se rege o “Concurso Marchas Populares de Almada”, a que não foge a necessidade de racionalização e gestão eficaz dos recursos disponibilizados pelo Município de Almada, enquanto entidade organizadora de tal concurso.

O sucesso atingido na edição do ano transato denota o empenho das Marchas de Almada em criar um espetáculo para todos numa terra que é de muitos. O património cultural que identifica este território é relembrado e recriado todos os anos, pela vontade dos marchantes que integram as marchas cada vez mais jovens.

Na exibição na Av. António José Gomes, no dia 23 de junho, véspera de S. João, cada marcha apresenta duas coreografias. No Complexo Municipal dos Desportos “Cidade de Almada”, no Feijó, no dia 29 de junho, as Marchas apresentam, cada uma, três coreografias a concurso, para apuramento dos vencedores das Marchas 2024.

Brochura das marchas

Consulte as Condições Gerais de Organização e Participação do Concurso de Marchas Populares de Almada.

Marchas Populares 2024
Organização do Concurso

É composto por dois desfiles:

• 23 de junho, na Avenida António José Gomes
  • 29 de junho, no Complexo Municipal dos Desportos "Cidade de Almada"

A conceção e organização de cada Marcha é da responsabilidade das entidades proponentes, no cumprimento das regras estabelecidas pelo normativo do Concurso, a saber:

• Integrar um número fixo de 40 marchantes correspondentes a 20 pares, com idades a partir dos 12 anos, inclusive; podem ainda integrar as Marchas: 8 músicos; 1 casal de padrinhos; 1 par de crianças como mascotes; 1 portador de placa de identificação; 1 porta-estandarte; 1 ou 2 ensaiadores; 1 coordenador de marcha; 6 aguadeiros; 1 operador de vídeo; 1 fotógrafo; 1 luminotécnico (só no pavilhão) e 1 par de marchantes suplente; 1 cenógrafo/a e 1 maquilhador/a.
  • Integrar 10 arcos, originais;
  • Música ao vivo, sendo obrigatória a existência de 1 "cavalinho" com os instrumentos obrigatórios.
Marchas a concurso

Cada marcha ensaia três marcações, a saber:  Grande Marcha de Almada 2024 (obrigatória, fornecida pela Câmara Municipal de Almada); Marcha Inédita, ensaiada especificamente para as Marchas de 2024 por cada grupo, com letra e música originais; 3.ª Marcha que pode ter letra e música de anos anteriores.

Estas marchas constituem marcações obrigatórias para o desfile no Pavilhão. Na exibição de rua é obrigatória a execução da Grande Marcha de Almada e de uma Marcha Inédita.

Os desfiles

• Marcha da Charneca
  • Marcha da Trafaria
Prémios

Serão atribuídos os seguintes prémios, sob forma de troféu:

• 1.º, 2.º e 3.º lugar;
  • Prémio Desfile de rua;
  • Prémio Cenografia;
  • Prémio Coreografia;
  • Prémio Figurino;
  • Prémio Musicalidade
  • Prémio Letra

Os prémios serão entregues em cerimónia pública, em data a anunciar pela Câmara Municipal de Almada. As classificações obtidas são publicadas no site municipal em www.m-almada.pt na noite do Desfile do Complexo Municipal.

1.º Marcha da Capa - Rica

2.º Marcha da Costa da Caparica

3.º Marcha do Centro Comunitário do PIA II

4.º Marcha da Trafaria

5.º Marcha da Charneca

6.º Marcha do Beira Mar de Almada

7.º Marcha da Ramalha

8.º Marcha da Cova da Piedade - SFUAP

9.º Marcha Estrelas do Feijó

10.º Marcha das Barrocas

Prémios Específicos:

Avenida: Marcha da Capa-Rica

Cenografia: Marcha do Beira Mar de Almada

Letra: Marcha do Centro Comunitário do PIA II

Musicalidade: Marcha do Centro Comunitário do PIA II

Coreografia: Marcha da Capa-Rica

Figurino: Marcha da Costa da Caparica

Preços

Os bilhetes para assistir ao desfile dentro do pavilhão, tem o custo de 5€ e podem ser adquiridos na bilheteira do Complexo Municipal dos Desportos "Cidade de Almada" que abre às 16h00.

As crianças só podem entrar a partir dos 3 anos.