As “Marchas Populares” são uma manifestação com forte enraizamento popular. Ao promover as “Marchas Populares de Almada”, é intenção do Município de Almada ir ao encontro dos gostos e tradições populares e, simultaneamente, reforçar o sentido da festa enquanto espaço de construção coletiva de uma identidade comum.
A afirmação de um momento de exceção na animação da vida da cidade, para o qual cada um contribui com os seus saberes particulares e disponibilidade pessoais, projetados para o espetáculo final, oferecido a toda a população, e no qual a cor e o ritmo têm o lugar principal, conta desde 1994 com a participação de diversas entidades locais.
Assumindo-se como base de concretização e viabilização de projetos materiais e imateriais dinamizados, quer pelo movimento associativo, quer por outros organismos sem fins lucrativos que no concelho têm promovido a criação de respostas sociais e culturais à população, pela participação e intervenção desta em áreas como a cultura e recreação e, particularmente, tendo em vista a dimensão dessa participação ao nível das associações e as regras pelas quais se rege o “Concurso Marchas Populares de Almada”, a que não foge a necessidade de racionalização e gestão eficaz dos recursos disponibilizados pelo Município de Almada, enquanto entidade organizadora de tal concurso.
Consulte as Condições Gerais de Organização e Participação do Concurso de Marchas Populares de Almada.
Consulte a brochura das Marchas Populares de Almada 2025.
É composto por dois desfiles:
- 23 de junho, na Avenida António José Gomes
- 28 de junho, no Complexo Municipal dos Desportos "Cidade de Almada"
A conceção e organização de cada Marcha é da responsabilidade das entidades proponentes, no cumprimento das regras estabelecidas pelo normativo do Concurso, a saber:
- Integrar um número fixo de 40 marchantes correspondentes a 20 pares, com idades a partir dos 12 anos, inclusive; podem ainda integrar as Marchas: 8 músicos; 1 casal de padrinhos; 1 par de crianças como mascotes; 1 portador de placa de identificação; 1 porta-estandarte; 1 ou 2 ensaiadores; 1 coordenador de marcha; 6 aguadeiros; 1 operador de vídeo; 1 fotógrafo; 1 luminotécnico (só no pavilhão) e 1 par de marchantes suplente; 1 cenógrafo/a e 1 maquilhador/a.
- Integrar 10 arcos, originais;
- Música ao vivo, sendo obrigatória a existência de 1 "cavalinho" com os instrumentos obrigatórios.
Cada marcha ensaia três marcações, a saber: Grande Marcha de Almada 2025 (obrigatória, fornecida pela Câmara Municipal de Almada); Marcha Inédita, ensaiada especificamente para as Marchas de 2025 por cada grupo, com letra e música originais; 3.ª Marcha que pode ter letra e música de anos anteriores.
Estas marchas constituem marcações obrigatórias para o desfile no Pavilhão. Na exibição de rua é obrigatória a execução da Grande Marcha de Almada e de uma Marcha Inédita.
23 junho – 20h30
Marchas extraconcurso
- Marcha Popular Vale do Açor
- Marcha Infantil “Os Costinhas”
Marchas a concurso
- Marcha da SCMA – Centro Comunitário do PIA II
- Marcha da Capa - Rica
- Marcha da Ramalha
- Marcha do Beira Mar de Almada
- Marcha da Cova da Piedade
- Marcha da Charneca
- Marcha da Costa da Caparica
- Marcha da Trafaria
- Marcha de Cacilhas
28 junho - 20h30
Marchas extraconcurso
-
Marcha Inclusiva Rumo ao Futuro
Marchas a Concurso
- Marcha da Ramalha
- Marcha do Beira Mar de Almada
- Marcha da Trafaria
- Marcha de Cacilhas
- Marcha da Cova da Piedade
- Marcha da Capa - Rica
- Marcha da SCMA – Centro Comunitário do PIA II
- Marcha da Costa da Caparica
- Marcha da Charneca
Serão atribuídos os seguintes prémios, sob forma de troféu:
- 1.º, 2.º e 3.º lugar;
- Prémio Desfile de rua;
- Prémio Cenografia;
- Prémio Coreografia;
- Prémio Figurino;
- Prémio Musicalidade
- Prémio Letra
Os prémios serão entregues em cerimónia pública, em data a anunciar pela Câmara Municipal de Almada. As classificações obtidas são publicadas no site municipal na noite do Desfile do Complexo Municipal.
Composição música e letra – Mimicat
Gravação voz – Mimicat
Arranjo Musical – Tiago Machado
É terra de piratas
De fadistas e poetas
É saudade é mar alto
É liberdade
Tem tudo o que na vida
Mais importa, é a sina
De quem luta, é colo
Esta cidade
Guardada lá do alto
Pelo Rei que abençoa
Este povo que vai contra a tempestade
Marcham direitinho ao coração
De quem ouve a melodia desta nossa canção
Almada vais, ser sempre rainha
Teu manto é o mar
Flores te ofereço
Sei que a tempestade vais acalmar
Mesmo na desventura, há sempre ternura
Quando nos dás a mão
Menina, mulher
Almada és tesouro, que o diga o S. João
Janelas enfeitadas
Ruas enamoradas
p’ los arcos e balões da nossa marcha
É nossa, esta asa
Que acolhe e abraça
Que sonha e nos faz querer sonhar
O orgulho vai no peito
Um pé esquerdo que é direito
Calor de um coração que te pertence
Dou-te tudo o que tiver
E venha lá quem vier
O amor que temos tudo vence
Almada vais, ser sempre rainha
Teu manto é o mar
Flores te ofereço
Sei que a tempestade vais acalmar
Mesmo na desventura, há sempre ternura
Quando nos dás a mão
Menina, mulher
Almada és tesouro, que o diga o S. João
Oh minha gente,
Vamos em frente
Deixem a marcha passar
Por estas ruas
Nossas e tuas
Há festa até madrugar
Por ti vivemos
E te oferecemos
O melhor do nosso bairro, nosso lar
És luz que ilumina a noite escura,
És razão, és loucura, vivemos p’ra te amar
Almada vais, ser sempre rainha
Teu manto é o mar
Flores te ofereço
Sei que a tempestade vais acalmar
Mesmo na desventura, há sempre ternura
Quando nos das a mão
Menina, mulher
Almada és tesouro, que o diga o S. João
La la la la .. ( instrumental )
Mesmo na desventura, há sempre ternura
Quando nos dás a mão
Menina, mulher Almada és tesouro, que o diga o S. João
Consulte a brochura das Marchas Populares de Almada 2025.
A Câmara Municipal de Almada informa que foram disponibilizados para venda 233 bilhetes por cada Marcha inscrita no Concurso de Marchas Populares de Almada 2025, constituindo uma fonte de receita adicional para as entidades representantes das Marchas.
O preço do bilhete foi fixado em 5 €, conforme aprovado em Reunião de Câmara realizada no dia 2 de junho de 2025.
A aquisição de bilhetes deve ser realizada diretamente com as Marchas Populares a concurso, preferencialmente através das suas redes sociais.
No dia do espetáculo, 28 de junho, a bilheteira do Complexo Municipal dos Desportos abrirá às 16h, para venda:
- dos bilhetes não vendidos pelas Marchas, caso isso aconteça;
- e de uma quantidade limitada de bilhetes adicionais, cuja receita também reverterá a favor das Entidades Representantes das Marchas Populares.
A entrada do público no recinto estará disponível a partir das 18h30, e o espetáculo terá início às 20h30.
Termos e Condições de Acesso e Permanência no Complexo
- O bilhete não é reembolsável.
- A autorização de entrada poderá estar condicionada à inspeção prévia pelas autoridades competentes, nomeadamente revista corporal, verificação de haveres pessoais ou testes de despistagem.
- Será recusada a entrada a qualquer pessoa que se comporte, ou pareça comportar-se, de forma violenta, agressiva ou contrária à ordem pública.
- Não é permitida a entrada de objetos considerados perigosos, nem de pessoas acompanhadas de animais.
- É expressamente proibido fumar dentro do recinto, conforme a legislação em vigor.
- Não é permitida a entrada de menores de 3 anos, de acordo com a legislação aplicável, nomeadamente o Decreto-Lei n.º 23/2024, de 14 de fevereiro, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 90/2019, de 5 de julho.
- Não é permitida a entrada de garrafas de água com tampa.
Alimentação
Como já vem sendo habitual, o Agrupamento 467 – Charneca de Caparica, do Corpo Nacional de Escutas, assegurará o apoio ao público na área da restauração, no âmbito de uma parceria que, ao longo dos anos, tem demonstrado ser bastante eficaz e positiva. Estarão instalados no bar do Complexo Municipal dos Desportos, mas os nossos amigos escuteiros irão também deslocar-se pelas bancadas, oferecendo águas, pipocas, bolos e outras iguarias ao público presente.
Consulte todos os condicionamentos de trânsito que existirão na sequência desta iniciativa.