Skip to main content
Marchas populares 2026
Marchas Populares

As “Marchas Populares” são uma expressão cultural profundamente enraizada na tradição popular. Ao promover as “Marchas Populares de Almada”, o Município de Almada pretende valorizar os gostos e costumes locais, reforçando simultaneamente o papel da festa como um espaço de construção coletiva de uma identidade comum.

Desde 1994, esta celebração tornou-se um momento destacado na vida cultural da cidade, reunindo diversas entidades locais. Cada participante contribui com seus conhecimentos e disponibilidade, que se refletem no espetáculo final, marcado pela cor e pelo ritmo, e aberto a toda a população.

As Marchas Populares são também um instrumento para concretizar e viabilizar projetos culturais e sociais, promovidos tanto pelo movimento associativo como por outras organizações sem fins lucrativos do concelho. A participação ativa da comunidade, especialmente das associações, é fundamental para a dinâmica do “Concurso Marchas Populares de Almada”. Para garantir o sucesso do evento, é essencial uma gestão eficiente e racional dos recursos disponibilizados pelo Município de Almada, responsável pela organização do concurso.

O Município de Almada informa que as candidaturas ao Concurso das Marchas Populares de Almada 2026 decorrem de 1 a 31 de outubro de 2025, devendo ser formalizadas através do envio da documentação necessária para o endereço eletrónico: dpac@cma.m-almada.pt.

Consulte as Condições Gerais de Organização e Participação do Concurso de Marchas Populares de Almada.

Preencha a Ficha de Candidatura das Marchas Populares de Almada 2026 
 

Marchas Populares 2026
Organização do Concurso

A conceção e organização de cada Marcha é da responsabilidade das entidades proponentes, no cumprimento das regras estabelecidas pelo normativo do Concurso, a saber:

  • Integrar um número fixo de 40 marchantes correspondentes a 20 pares, com idades a partir dos 12 anos, inclusive; podem ainda integrar as Marchas: 8 músicos; 1 casal de padrinhos; 1 par de crianças como mascotes; 1 portador de placa de identificação; 1 porta-estandarte; 1 ou 2 ensaiadores; 1 coordenador de marcha; 6 aguadeiros; 1 operador de vídeo; 1 fotógrafo; 1 luminotécnico (só no pavilhão) e 1 par de marchantes suplente; 1 cenógrafo/a e 1 maquilhador/a.
  • Integrar 10 arcos, originais;
  • Música ao vivo, sendo obrigatória a existência de 1 "cavalinho" com os instrumentos obrigatórios.
Marchas a concurso

Cada marcha ensaia três marcações, a saber:  Grande Marcha de Almada 2026 (obrigatória, fornecida pela Câmara Municipal de Almada); Marcha Inédita, ensaiada especificamente para as Marchas de 2026 por cada grupo, com letra e música originais; 3.ª Marcha que pode ter letra e música de anos anteriores.

Estas marchas constituem marcações obrigatórias para o desfile no Pavilhão. Na exibição de rua é obrigatória a execução da Grande Marcha de Almada e de uma Marcha Inédita.

Prémios

Serão atribuídos os seguintes prémios, sob forma de troféu:

  • 1.º, 2.º e 3.º lugar;
  • Prémio Desfile de rua;
  • Prémio Cenografia;
  • Prémio Coreografia;
  • Prémio Figurino;
  • Prémio Musicalidade 
  • Prémio Letra

Os prémios serão entregues em cerimónia pública, em data a anunciar pela Câmara Municipal de Almada. As classificações obtidas são publicadas no site municipal na noite do Desfile do Complexo Municipal.