Proteção Civil
15 June 2022

MASCAL’22 - Exercício Municipal de Proteção Civil

O concelho de Almada é palco, entre 17 e 19 de junho, do Exercício Municipal de Proteção Civil MASCAL’22. Durantes estes dias estão previstas movimentações, no terreno, de meios operacionais dos vários agentes de Proteção Civil.

Exercício Proteção Civil

O exercício MASCAL’22 tem início na noite de 17 de junho, sexta-feira, e prolonga-se até 19 de junho, envolvendo vários cenários em diferentes locais do concelho.

Durante estes três dias as viaturas dos agentes de Proteção Civil, envolvidas nos vários cenários, anunciarão a sua marcha de urgência apenas com a sinalização luminosa.

Exercício com diferentes cenários

Durante o exercício serão espoletadas, em diferentes locais do território do concelho, as seguintes ocorrências:

- Multicenários resultantes de condições meteorológicas adversas;

- Incêndio urbano em unidade hoteleira;

- Acidente com embarcação, seguindo de incêndio e poluição fluvial;

- Acidente em indústria Seveso (Repsol);

- Busca e resgate em grandes áreas e acidente com vítimas em falésia;

- Acidente de viação com autocarro de passageiros;

- Queda de estruturas em edifício.

Objetivos do MASCAL’22

A realização deste Exercício Municipal de Proteção Civil tem como objetivo testar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e o Plano de Emergência Externo da Repsol.

Durante a realização do MASCAL’22 serão testadas diferentes valências ao nível da resposta operacional, com vista à melhoria da capacidade de resposta conjunta e integrada a situações de emergências de maior complexidade.

Acompanhe o decorrer do MASCAL’22.

Câmara Municipal de Almada – Serviço Municipal de Proteção Civil

Rua dos Lusíadas, Bairro do Matadouro, Pragal