Skip to main content
Medalha comemorativa do 1.º aniversário da nacionalização da Companhia Portuguesa de Pesca

1977
Bronze
Ø 8cm
Museu Naval, MN.001083
 

Medalha com decoração relevada comemorativa do primeiro aniversário da nacionalização da Companhia Portuguesa de Pesca (CPP). No anverso, representação figurativa do pessoal de terra e mar composta por dois rostos masculinos com capacete de operário e sueste de pescador; no reverso, navio navegando numa faixa ondeada, abaixo da qual estão o nome do desenhador e escultor.
A CPP, que virá a ser maior empresa de pesca industrial portuguesa, constitui-se em 1920 por iniciativa de 11 armadores, com o objetivo rentabilizar a exploração da pesca de arrasto e o seu comércio. Para tal adquirem inicialmente 14 vapores e uma propriedade em Olho de Boi, na margem sul do Tejo, para base de apoio e uso exclusivo da sua frota. Empresa próspera e autossuficiente, dá trabalho a largas centenas de homens e mulheres, na terra e no mar.
Em meados da década de 1960, começa a sentir grandes dificuldades económicas, para a quais concorrem diversos fatores como a depauperação dos pesqueiros tradicionais e o envelhecimento da frota, a que se alia a crise do petróleo da década de 1970. Cinco anos mais tarde é intervencionada pelo Estado, e em 1976 é nacionalizada. Declarada em situação económica difícil, é extinta em 1984.