Monstra à Solta na Casa da Cerca
Nesta segunda sessão da Monstra à Solta na Casa da Cerca, a MONSTRA – Festival de Cinema de Animação de Lisboa, traz-nos uma seleção de curtas-metragens de animação, que podem ser visionados ao ar livre, em ambiente de noite de verão.
Classificação: maiores de 12 anos
MONSTRA À SOLTA NA CASA DA CERCA (2) – 2025 | 76’
- Encontro entre Vermelho e Azul (Where Blue Meets Red) / Tamás Patrovits, Hungria, 2024, 4’
O filme consiste numa uma série de risografias capturadas frame-by-frame, “por baixo” de uma câmara. É uma animação direta, improvisada ao ritmo dos sons de um trompetista de jazz, o húngaro Barabás Lőrinc.
- Ténis, Laranjas (Tennis, Oranges) / Sean Pecknold, EUA, 2024, 11’
Um aspirador-robô, que sofre de um esgotamento, despede-se do seu trabalho num hospital e parte em busca de sentido de comunidade e de pertença a algo maior, indo ao encontro de dois coelhos solitários, presos em ciclos perpétuos.
- Círculo (Circle) / Yumi Joung, Coreia do Sul, 2024, 7’
Uma rapariga desenha um círculo no chão. Pessoas passam e pisam-no, um a um, com dificuldade em ficar dentro do mesmo. Assim que a rapariga volta e apaga o círculo, as pessoas começam a dispersar.
- Escova-me! (Brush me) / Nikolaus Jantsch, Áustria, 2024, 2’
Numa casa de banho movimentada, por entre o caos da vida quotidiana, duas escovas de dentes sentem-se atraídas uma pela outra. ‘Escova-me’ (2024) é um conto sobre amor, perda, e sobre a resiliência do espírito das escovas de dentes.
- Sequencial (Sequential) / Bruno Caetano, Portugal, França, Polónia, Itália, 2025, 12’
Numa fantástica sequência de eventos, um jovem confronta não só os seus medos pessoais como também as adversidades da vida. Uma história sobre crescimento e a procura por um rumo de inspiração.
- Glass House / Boris Labbé. França, 2024, 5’
‘Glass House’ é uma experiência áudio-visual disruptiva e imersiva. É o vidro da Torre de Babel, um caleidoscópio de beleza hipnótica. É uma sensação, que mistura atração e repulsa, retirada de livros de ficção científica.
- Botas para a Noite (The Night Boots) / Pierre-Luc Granjon, França, 2024, 12’
Enquanto os seus pais estão a receber amigos, uma criança sai de casa a meio da noite rumo à floresta, com as suas galochas de borracha calçadas. Lá, uma pequena criatura, curiosa e solitária, guia-o até ao coração da floresta para conhecer os habitantes noturnos que lá moram.
- O pássaro de dentro (The bird from within) / Laura Anahory, Portugal, 2024, 6’
O filme segue uma mulher, o pássaro que vive dentro dela e explora como a incapacidade que os dois têm de coexistir causa ferimentos no seu corpo.
- Extremamente Curto (Extremely Short) / Koji Yamamura, Japão, EUA, 2024, 5’
Um homem parte em busca da coisa mais pequena em Tóquio, que se revela ser uma única sílaba dita por um homem às portas da morte… Este é o primeiro episódio de uma série de curtas-metragens de animação chamada ‘Bungaku Bideo’ (Videos de Literatura). ‘Extremamente Curto’ (2024), de Koji Yamamura, traduz para o cinema a poderosa história de Hideo Furukawa, lida pelo próprio autor.
- Buffet Paraíso (Buffet Paraíso) / Héctor Zafra, Santi Amézqueta, Espanha, França, 2024, 8’
Num buffet, um grupo diverso de personagens tem acesso a uma grande variedade de iguarias de requinte, sem terem consciência da seriedade em que consiste o pecado da gula.
- Paulinha / Ana Marta Mendes, Portugal, 2024, 3’
Um videoclipe sobre o romance fantasioso de um rapaz com a sua vizinha, Paulinha.