Monstra à Solta na Casa da Cerca - Animação e Liberdade (2)
A MONSTRA – Festival de Cinema de Animação de Lisboa, traz-nos uma nova sessão de animação em que se cruzam curtas metragens premiadas com outras que nos falam de Liberdade, e que podem ser visionados ao ar-livre, no ambiente de noite de verão.
Classificação: maiores de 12 anos
Animação e Liberdade (2) /
MONSTRA 2024 | 63’
- A Noite Saiu À Rua / Abi Feijó
Portugal, 1987
As noites são dias escondidos do outro lado dos nossos desejos. Mas algumas permanecem como sombras flutuantes a deformar as imagens indefesas do quotidiano. Rostos feridos de ausência, figuras hirtas de silêncio, terras salpicadas de sangue... E vão morrendo adormecidos, indiferentes, até que as manhãs aconteçam.
- Drijf | À deriva / Levi Stoops
Bélgica, 2023
Duas pessoas à deriva no mar estão travando uma batalha sangrenta pela sobrevivência, tanto delas mesmas quanto do seu relacionamento.
- Aromas / Tiago Silva, Eyshila Gondim, Sofia Ceia
Portugal, 2023
Um sinesteta cego, capaz de associar odores a diferentes cores e texturas, procura algo para comer. O personagem avalia e distingue os alimentos disponíveis para ele de acordo com os odores com os quais entra em contato, representados por cores. Ele rapidamente se sente sobre-estimulado pelo ambiente devido a alimentos desagradáveis para ele, cheios de padrões intensamente matizados, até que finalmente encontra paz numa refeição simples que ele gosta.
- Estilhaços / José Miguel Ribeiro
Portugal, 2016
Este é um filme sobre a forma como a Guerra se instala no corpo das pessoas que a vivem olhos nos olhos. E, depois, a milhares de quilómetros e dezenas de anos decorridos, contamina, como um vírus, outros seres humanos.
- Issues with my other Half | Problemas com a minha outra Metade / Anna Vasof
Áustria, 2022
Nesta animação, a desagradável perda de controlabilidade do corpo mistura-se com a transformação prazerosa e imaginativa de objetos e processos do quotidiano, a fim de tornar tangível a máquina de ilusões do cinema e a nossa visão lenta. Elementos do género de horror corporal tomam subtilmente conta. Máquinas tomam posse do organismo físico, e a figura da performer Anna Vasof transforma-se numa marioneta determinada por outros, já que os seus membros individuais podem ser trocados ou até mesmo cortados à vontade. Nada funciona como deveria ou mesmo como se deseja - exceto a animação cinematográfica.
- Madeleine / Raquel Sancinetti
Canadá, 2023
Todas as semanas, Raquel (41), uma imigrante brasileira, visita sua amiga Madeleine (107) na sua casa de repouso em Montreal e tenta convencê-la a sair de casa. A idosa recusa: ela não tem mais nada para fazer lá fora. Raquel não desiste e encontra uma maneira de levar Madeleine consigo numa viagem de carro para ver o mar. O resultado é uma jornada que brinca com a realidade e a ficção, trazendo uma reflexão sobre a vida, a morte e a certeza de que sempre há algo a aprender ao longo do caminho.
- A Revolução / Estudantes de 7 universidades europeias: Alemanha, Bulgária, Itália, Portugal, Turquia
2024
Não requer inscrição (sujeito à lotação do espaço)