Skip to main content
Semeador

Quinta da Várzea, Sobreda
Cerca de 1929
Metal e madeira
46 x 166,5 cm
Museu de Almada, MA 001982


Alfaia agrícola manual usada para sulcar, fertilizar e deitar sementes no solo, constituída por um depósito em madeira com tampa, para colocação do fertilizante, e um depósito mais pequeno, tipo funil, por onde as sementes caem no solo. Também conhecido por “semeador de peito” por ter duas rabiças de madeira numa das extremidades, encurvadas, que permitem segurar e empurrar a alfaia.
Tem a inscrição Centro Agrícola e Industrial, empresa fundada em 1876, em Lisboa, para importação de maquinaria agrícola, representante exclusiva da fábrica Clayton & Shuttleworth, de Inglaterra, que lançou por volta de 1929 um novo modelo de debulhadora — Super Clayton — especialmente construída para Portugal: nos três anos que precederam o lançamento, foram enviados técnicos ingleses que, no período das debulhas, estudaram os aperfeiçoamentos a introduzir.
Esta peça representa a importância agrícola do concelho no abastecimento da Grande Lisboa e foi integrada no Museu Municipal de Almada no início da década de 1980 após venda de parte dos terrenos da Quinta da Várzea, à qual pertencia. Atualmente, depois de uma intervenção de restauro, pode ser vista na exposição central do Museu de Almada – Casa da Cidade, Entre Dois Mares e Um Rio. Almada, 3 Mil Anos de História.