Encontros
6 October 2022
6 October 2022 18:00
18:00
20:00
DESDE 0.00€
Museu de Almada-Casa da Cidade
VER MAPA

Tertúlias com colecionadores

Image
colecionismo _postais

No mês de Outubro, todas as quintas-feiras, contaremos com a presença de quatro colecionadores para falarem de colecionismo e do que os motiva na procura, descoberta e resgate de objetos singulares ou banais mas repletos de memórias. Com eles constroem histórias e imaginam estórias e revelam-nos quais as razões para que, um dia, tenham guardado um objeto e depois outro e outro, dando depois a estes uma coerência e significado muito pessoais que se materializam em coleções únicas e muitas vezes inesperadas. 
Nestas tertúlias vamos falar de paixões. Por postais ilustrados, revistas, livros, bilhetes de cinema e de transportes, fotografias, emblemas, música e discos e tantas outras. E conversar sobre a forma como os objetos são testemunhos de um tempo e de um modo de viver e sobre a importância dos colecionadores para os museus e para as comunidades.

 

Bilhetes-postais ilustrados sobre o Tejo e as margens ribeirinhas nas coleções de Luís Bayó Veiga

A primeira tertúlia será com o colecionador Luís Bayó Veiga. Uma breve “viagem aos tempos idos”, onde se procura dar a conhecer (para alguns recordar) os velhos cais, sítios e lugares de vivências antigas no cais de Cacilhas e Ginjal e o movimento comercial da Ribeira junto ao Tejo, com a graça e tipicismo das ovarinas.

Iniciativa gratuita com marcação prévia até 48 horas antes  através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt