Skip to main content
Visita guiada
6 May 2023
6 May 2023 09:00
09:00
18:30
Almada e Setúbal
VER MAPA

Visita às batarias de costa do grupo sul (Almada e Setúbal)

Image
baterias 6 maio

Lotação esgotada

Visita guiada por elementos que serviram no Regimento de Artilharia de Costa (RAC) e fizeram tiro com as Batarias de Costa, percorrendo os materiais, bunkers e espaços envolventes, com vistas fantásticas.

O RAC foi criado em 1939 na sequência de uma reorganização das Unidades do Campo Entrincheirado de Lisboa (CEL) com o RAC 1 - Trafaria e o RAC2 - Medrosa num único Regimento. O projeto decorreu de um relatório do Brigadeiro-General Frederick Wilmot Barron designado por “Plano Barron”, mais tarde substituído pelo Plano B, fazendo evoluir a arquitetura militar fortificada com betão armado e taludes para fortificações acasamatadas, modernização das batarias e novas construções.

PROGRAMA

9h - Ponto de encontro no Museu de Almada – Casa da Cidade, Praça João Raimundo, Cova da Piedade, saída de autocarro

9h30 - Bataria da Raposeira (Trafaria) – 5.ª Bataria/RAC 

11h - Bataria da Raposa (Fonte da Telha) – 6.ª Bataria/RAC

12h15 - Saída da Fonte da Telha

13h - Almoço (facultativo, com inscrição prévia) em Setúbal, restaurante "Restinguinha" (besugo, choco frito ou peixe espada), valor aproximado 15 €

14h30 - Bataria de Albarquel (Setúbal) – 8.ª Bataria/RAC 

15h30 - Bataria do Outão (Serra da Arrábida) – 7.ª Bataria/RAC 

17h30/18h30 - Chegada ao ponto de encontro (Cova da Piedade)

 

Percursos a pé - Grau 1 – Fácil.

Acesso limitativo para pessoas com mobilidade reduzida.

 

Iniciativa gratuita, com inscrição prévia obrigatória até 48h antes através do email museus.comunica@cm-almada.pt