Skip to main content
Cultura
18 December 2020

Nota de pesar - Celina Pereira

A Câmara Municipal de Almada manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Celina Pereira.

Cma Logo

Cantora, pedagoga, escritora e contadora de histórias, Celina Pereira nasceu na Ilha da Boa Vista, em Cabo Verde.
 
Em 1963 vem estudar para Portugal, acabando por se fixar no nosso país. A sua formação como professora incutiu-lhe uma preocupação pedagógica, que levou a que desde cedo revelasse interesse na preservação da tradição musical do seu país, fixando as memórias tradicionais do som cabo-verdiano e a memória coletiva e da própria identidade do povo de Cabo Verde.
 
Precursora na lógica de contar histórias cantando, viajou pelos Estados Unidos, Itália, Holanda, desenvolvendo um trabalho de intervenção com crianças e jovens, vincado pelo orgulho da sua cultura e da sua africanidade. Além disso, foi marcando a sua presença, ao longo dos anos, nos mais relevantes festivais internacionais de world music. Mas foi a música do mar que a fez escolher a margem sul do Tejo e o concelho de Almada para fixar-se.
 
Desde sempre ligada ao associativismo, Celina Pereira foi fundadora da Casa de Cabo Verde, que deu origem à Associação Cabo-verdiana e colaborou com o Centro Social da Trafaria no arranque do projeto “Somos de todo o mundo”, um projeto na área da educação para a cidadania.
 
Foi condecorada, em 2003, com a Medalha de Mérito - grau comendadora - pelo presidente português, Jorge Sampaio, pelo seu trabalho na área da educação e da cultura cabo-verdiana.
 
Além dos muitos prémios anteriores, foi galardoada em 2014 com o PRÉMIO CARREIRA CVMA/ Cabo Verde Music Awards, em 2015 com o PRÉMIO DE MÉRITO da Multilanguage Schools Foundation, do Funchal, em 2017 com o Prémio Lusofonia, Oscar Mulher Empreendedora na categoria Música em 2018.
 
Em 2019, A Câmara Municipal de Almada atribuiu a Celina Pereira a Medalha de Mérito Cultural de Prata, pela sua contribuição no campo musical e como educadora, condecoração que recebeu em cerimónia pública por ocasião do festival SOL DA CAPARICA.
 
A Câmara Municipal de Almada presta sinceras condolências a todos os familiares e amigos de Celina Pereira.