Com esta nova plataforma deixam de ser necessárias deslocações aos serviços municipais para entregar projetos em papel, CD ou pen USB.
A partir de agora, todos os pedidos relacionados com a área do urbanismo passam a ser submetidos e tramitados de forma totalmente digital, promovendo um serviço mais rápido, eficiente e sustentável. Esta nova plataforma permite ainda a entrega e o acompanhamento de forma desmaterializada, tornando a apresentação dos projetos mais simples e a análise mais célere.
Desde o momento da submissão, os utilizadores beneficiam de informação clara e organizada. Os formulários necessários para a apresentação dos pedidos estão disponíveis online e a verificação das tipologias de documentos escritos e das peças desenhadas é feita de forma automática, recorrendo a ferramentas de inteligência artificial que realizam as validações iniciais na fase de entrada do pedido.
Os requerentes e os técnicos projetistas têm acesso a uma área reservada, onde podem consultar, acompanhar e gerir todos os seus processos de forma digital, em qualquer momento. Através da plataforma, podem ainda receber notificações eletrónicas e descarregar toda a documentação produzida pelos serviços municipais ao longo do processo, garantindo maior transparência e comodidade.
Os técnicos autores podem ainda preparar as submissões de forma faseada, gravar pedidos em curso e retomá-los posteriormente, dispondo assim de um espaço online dedicado ao seu trabalho.
Com a nova plataforma, o Município de Almada reforça o seu compromisso com a inovação, a eficiência administrativa e a prestação de um serviço público mais próximo, transparente e sustentável.
Atenção - Serviço de Urbanismo indisponível durante quatro dias
Para a implementação desta nova plataforma, entre os dias 5 e 8 de fevereiro, o serviço de Urbanismo vai estar indisponível, quer presencialmente, quer online. A partir do dia 9 entra em pleno funcionamento a nova plataforma digital, que estará disponível na área de urbanismo do site da Câmara Municipal de Almada.