Almada
Espaço Cidadão
8 August 2022

Novo Espaço Cidadão na Cova da Piedade

A partir desta segunda-feira, o concelho passa a contar com sete Espaços Cidadão.

Almada, Espaço Cidadão, Cova da Piedade
Almada, Espaço Cidadão, Cova da Piedade

A Cova da Piedade passou a ter um Espaço Cidadão - na Rua José Ferreira Jorge 12-B -, nas instalações do posto de atendimento da União de Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas.

Neste novo Espaço Cidadão, aberto a partir de hoje, dia 8 de agosto, é possível tratar da revalidação da carta de condução, da alteração da morada do cartão de cidadão, da renovação da autorização de residência ou obter certidões de registo civil, comercial e predial, entre outros serviços.

Na abertura do novo Espaço Cidadão, Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, realçou a importância da aposta na implementação e utilização cada vez mais intensa dos serviços digitais, “porque o desafio ambiental é grande”. A partir de hoje, existem “806 Espaços Cidadão em 217 municípios. O desafio é termos em todos os municípios. Esse é o esforço com que estamos comprometidos”.

Para Teodolinda Silveira, vice-presidente da CMA, “este espaço significa maior proximidade aos cidadãos e, portanto, mais qualidade de vida para os almadenses”. Opinião partilhada por Maria D’ Assis Almeida presidente da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas: “É importante tornar acessível um conjunto de serviços indispensáveis à vida quotidiana de todos”. O novo Espaço Cidadão “é uma mais valia para este território – com uma população envelhecida e uma significativa comunidade de migrantes – e para todos os que não são tão ágeis com as ferramentas online”.

Depois da abertura no centro de Almada – em janeiro de 2019 – este é o segundo Espaço Cidadão disponibilizado nesta união de freguesias. Ao todo, existem 14 Espaços Cidadão no distrito Setúbal, sete dos quais em Almada.

O Espaço Cidadão pretende servir melhor as pessoas, através de um atendimento descentralizado, mais rápido e abrangendo um maior número de serviços prestados pela Câmara Municipal de Almada, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada e Administração Central.

Saiba quais os Espaços Cidadão que existem no concelho:

Espaço Cidadão Almada

Av. D. Nuno Álvares Pereira, n.º 67, Almada

Espaço Cidadão Caparica

Biblioteca Maria Lamas

Rua Moinho ao Raposo, Caparica

Espaço Cidadão Costa de Caparica

Av. da República, n.º 18, Costa de Caparica

Espaço do Cidadão Charneca de Caparica

Sede da União de Freguesias de Charneca de Caparica e Sobreda

Rua Marco Cabaço, n.º 17, Charneca de Caparica

Segunda a sexta (dias úteis) | 9h às 12h30 e das 14h às 17h