Skip to main content
Artes
Cultura
Exposições temporárias
1 February 2023

O universo fantástico de Méliès está em Almada, com “Senhoras e Senhores, o espetáculo vai começar. Georges Méliès e o Cinema de 1900"

A história de um dos precursores mais inventivos do cinema está em exposição na Praça S. João Baptista, em Almada, para dar a conhecer o universo mágico deste cineasta francês. A entrada é livre.

Image
“Senhoras e Senhores, o espetáculo vai começar. Georges Méliès e o Cinema de 1900”
“Senhoras e Senhores, o espetáculo vai começar. Georges Méliès e o Cinema de 1900”

Quem, por estes dias, visitar a Praça S. João Baptista é convidado a conhecer o mundo mágico de Méliès.

No interior da estrutura montada nesta icónica Praça de Almada, é proposta uma viagem no tempo, até ao início do século XX, quando as feiras itinerantes levavam o recém-inventado cinema às cidades e vilas, convertendo-o num espetáculo popular.


Através de recursos audiovisuais, de reproduções de cartazes e fotografias da época, aparelhos de projeção, uma maquete do estúdio de Méliès e de um cenário imersivo, que nos remete para o ambiente das feiras itinerantes de 1900, a exposição “Senhoras e Senhores, o espetáculo vai começar. Georges Méliès e o Cinema de 1900” revela-nos como era vivido o mundo do lazer há mais de uma centena de anos.


Mostra o trabalho de Méliès – ilusionista, escritor, ator, cineasta –, que introduziu nos seus filmes uma panóplia de efeitos visuais e que juntava às histórias fantásticas que contava através da imagem em movimento.


Vejamos como exemplo o filme “Viagem à Lua”, de 1902, uma das criações mais conhecidas de Méliès, projetado nesta exposição. 

“Uma maneira de afirmarmos as nossas preocupações de promovermos uma sociedade mais igual é através da difusão da cultura”, afirmou Artur Santos Silva, curador da Fundação “la Caixa” e presidente honorário do BPI, entidade organizadora da exposição. 
 
 “O cinema de Méliès continua a ser um exemplo, não só pelo seu lado precursor mas, sobretudo, pela sua extraordinária fantasia”, disse Inês de Medeiros, presidente da CMA, agradecendo à Fundação "la Caixa" ter proposto a Almada uma “exposição para a comunidade, para todas as pessoas, em espaço público”. 

A exposição está aberta ao público de 2 a 24 de fevereiro e pode ser visitada autonomamente ou através de visitas guiadas, sempre com entrada gratuita.


Horários e visitas
Dias úteis
12h-13h | 16h-20h | Visitas guiadas – 17h
Fins de semana
10h -13h | 16h-20h | Visitas guiadas – 11h e 17h
Visitas escolares
Estão disponíveis visitas guiadas gratuitas para o público escolar adaptadas ao nível educativo, tendo em conta a capacidade do espaço. 


Cada visita, com duração aproximada de uma hora, pode ser agendada através do contacto 215 562 495.