Estudo de Enquadramento Estratégico Quinta do Almaraz / Ginjal

O Estudo de Enquadramento Estratégico (EEE) para a Quinta do Almaraz / Ginjal teve como objetivo acrescentar valor e “fazer cidade” através da definição de intervenções estratégicas de estruturação, requalificação e revitalização sócio-económica e urbanística do território da Quinta do Almaraz e Zona Envolvente, a médio e longo prazo, promovendo um desenvolvimento urbano equilibrado e sustentável e a melhoria da qualidade de vida urbana nesta área do concelho de Almada, conferindo-lhe dimensão metropolitana.

O EEE foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar constituída por cerca de 20 profissionais, das áreas da arqueologia, arquitetura, arquitetura paisagista, planeamento urbanístico, sociologia, economia, tráfego geotecnia, direito e engenharia.

Deste modo o EEE analisa de forma aprofundada a área de intervenção e formaliza-se em dois momentos principais – a elaboração do Diagnóstico que efetua um estudo detalhado do tecido físico, social e económico do território em questão, e a definição da Visão, que aponta estratégias de futuro, que permitam cobrir as expectativas de um desenvolvimento sustentável.

Da Visão decorrem como ideias-chave a indústria criativa, a arqueológica e a hotelaria que poderão ser os motores de requalificação do Ginjal, Quinta do Almaraz e Castelo de Almada:

Cais do Ginjal – Indústria Criativa

• A proposta aponta para a recuperação dos edifícios mais qualificados e o aproveitamento dos vazios, criando praças interiores, que se desenvolvem a partir das fachadas dos prédios para dentro, no sentido da encosta. Nestas novas áreas, com rasgões sobre o rio e a outra margem, podem nascer núcleos de indústria criativa (ateliers de arquitetura, publicidade, design), mas também zonas de restauração, comércio, pequenos hotéis, habitação e áreas onde aconteçam regularmente atividades culturais como uma feira das artes.
  • Na área onde existe a atual Casa da Juventude, deverá nascer um silo automóvel e uma ligação mecânica que ligue as cotas alta e a baixa. Este equipamento ficará integrado no novo edifício a construir.

Quinta do Almaraz – Centro de interpretação arqueológica

• A equipa aponta para a transformação da atual Quinta do Almaraz, atualmente um espaço quase invisível, num centro de interpretação arqueológica só comparável, na Península Ibérica, a Cartagena (Espanha). A estrutura desenvolver-se-á sobre patas em cima do espólio, para não o ferir.
  • O estudo sugere ainda a construção de um projeto social inovador: habitações para jovens com projetos académicos, que precisem de apoio em determinado período da vida. Esta é uma forma de fixar talentos e de inverter a tendência de envelhecimento da população da freguesia.
  • O projeto assegura também espaços verdes, praças e um centro de dia, para apoiar a população mais idosa e permitir o cruzamento de gerações.

Castelo de Almada – Hotelaria

• Com a transição do destacamento da GNR para a Charneca da Caparica, em terrenos cedidos pela Câmara Municipal de Almada, a área do Castelo ficará liberta para um novo uso. A Visão propõe que neste espaço nasça um hotel com cerca de 40 quartos, com pequenos apartamentos espalhados pelo núcleo antigo de Almada Velha, em casas que se encontrem sem uso.
  • Nesta área deverão igualmente nascer núcleos de comércio, artesanato e serviços, previstos num plano que deverá ser feito “ao nível do quarteirão”, recomenda a equipa.

O EEE apontou como estratégia a adotar a elaboração do Plano de Pormenor da Quinta do Almaraz e do Plano de Pormenor “Cais do Ginjal”, ambos em desenvolvimento.

Documentos
Estudo de Enquadramento Estratégico do Almaraz/Ginjal - Conclusões da Visão Estratégica
Estudo de Enquadramento Estratégico do Almaraz/Ginjal - Peças Desenhadas (Plantas)
Estudo de Enquadramento Estratégico do Almaraz/Ginjal - Peças Desenhadas (Alçados)