Envolvente à Quinta da Alembrança

Enquadramento

Foi no âmbito das Grandes Opções do Plano para 2011 que se iniciou a elaboração do “Estudo da Envolvente à Quinta da Alembrança”. Tratando-se de uma vasta área com três estudos de ocupação desenvolvidos em 1999, 2003 e 2009, o desafio colocado foi o de refletir sobre o território delimitado a norte pela Rua Dr. António Elvas, a nascente pela EN10 e a sul e a poente pela Variante à EN10, compreender as dinâmicas emergentes, identificar as carências de hoje e as expectativas para o futuro próximo.

O Estudo veio a ser aprovado em Sessão de Câmara de 22.05.2013, após ter recebido os contributos da população no âmbito da iniciativa municipal “Opções Participativas” de maio de 2012.

Cronologia

Aprovação do Estudo em Sessão de Câmara de 22.05.2013.

2012
Apresentação a 29.03.2012 da proposta preliminar com a definição das questões-chave a identificar no modelo de operacionalização.

Conclusão da elaboração do Estudo da Envolvente à Quinta da Alembrança.

2011
Aprovação das Grandes Opções do Plano 2011 e Linha de Orientação 3.14. – Elaboração do Estudo da Envolvente à Quinta da Alembrança.

Realizam-se as “Opções Participativas” em maio de 2011, com a auscultação da população sobre os principais problemas e constrangimentos da área, a importância do tratamento do espaço de entrada da Escola EB 2,3 da Alembrança e as ligações pedonais com o Centro Cívico e arruamentos existentes. Foram apresentadas as propostas de cenários de ocupação e discutida a proposta de alteração do traçado da Rua da Alembrança.

Quinta da Alembrança ©CMA

A área de intervenção do Estudo integra-se na UNOP 2- Laranjeiro, localiza-se na freguesia do Feijó e abrange uma superfície de aproximadamente 1,1 ha.

Apresentação da proposta preliminar | 29.03.2013
Relatório Síntese | janeiro 2013
Deliberação de Câmara que aprova o Estudo Urbanístico da Envolvente à Escola da Alembrança