Skip to main content
Ambiente

HORÁRIO

Livre

CONTACTOS

Telefone
212549700
Cruzamento da Rua Direita com a Rua Câmara Pestana

Plátano (Platanus x hybrida) - cruzamento da Rua Direita com a Rua Câmara Pestana

Image
Platanus hybrida

O Plátano que se localiza que se localiza no cruzamento da Rua Direita com a Rua Câmara Pestana, na localidade do Pragal, destaca-se pela sua majestosidade, sendo um exemplar de grande porte, que pode chegar aos 30 m de altura, e uma espécie de grande longevidade.

A denominação “hybrida”, do Platanus x hybrida, indica a sua origem procedente do cruzamento do Platanus occidentalis e o Platanus orientalis. Estas espécies estendem-se pela Europa, da península Ibérica, passando pela Grécia e até à Pérsia.

O Plátano aprecia luz e requer solos ligeiros, férteis, profundos, com certa humidade, mas é muito resistente ao ambiente urbano, sendo resistente ao ataque de insetos e suportando bem as atmosferas poluídas das cidades. A sua utilização como espécie ornamental está generalizada, devido à sombra que proporciona, desde o período dos impérios grego e romano.

A copa é oval na idade juvenil, tendendo a arredondar com o tempo. O tronco é de cor acinzentada, reto e grosso, distinguindo-se pela sua casca, que se desprende em grandes placas, de forma irregular. O sistema radicular necessita de solos profundos para se desenvolver de forma conveniente.

Este exemplar

  • Tem uma circunferência de tronco de 85 cm
  • Tem uma altura de 23,5 m
  • Tem uma área foliar de 2096,9 m2
  • O tronco e os ramos armazenam 5854 kg de carbono
  • O carbono armazenado equivale a 53758 km de utilização de um carro a gasolina.
  • Produz oxigénio suficiente para 1 pessoa respirar durante 184 dias por ano.
  • Retém 8985 litros das águas da chuva, o que ajuda a reduzir as inundações