Skip to main content

Projeto Europeu COOLife Almada

Projeto Coolife Almada

Projeto COOLIFEALMADA

Os riscos induzidos pelas ondas de calor constituem um problema bem caracterizado para a cidade de Almada e requerem a implementação de medidas de adaptação climática, em especial as que, sendo mais custo-eficazes, possam ser aplicadas de forma mais abrangente.

Tendo por objetivo aumentar a capacidade de adaptação da cidade a ondas de calor, o projeto COOLIFEALMADA visa o desenho, implementação, avaliação e disseminação de um conjunto de soluções multifuncionais, incluindo as de boas-práticas, demonstração e inovação. Globalmente, espera-se que as intervenções e soluções implementadas permitam reduzir a temperatura de áreas centrais da cidade, qualificadas por estudos anteriores como de risco maior às ondas de calor, em cerca de 3ºC.

No seu conjunto, as intervenções abrangem um “corredor verde urbano” com cerca 0,5 Km, que irá interligar dois parques urbanos ao longo dos quais se pretende melhorar as condições térmicas do espaço público.

Para o efeito, o projeto prevê uma atuação em quatro dimensões complementares e sinérgicas:

  • com as intervenções COOL SOIL pretende atuar-se ao nível do solo e pavimentos, recorrendo ao aumento da presença/densidade da vegetação, incluindo através de plantações, criação de barreiras vegetais, bacias de retenção, mas também com atividades de despavimentação de espaços pedonais e utilização de soluções refratoras de calor para as vias de circulação automóvel;
  • com as intervenções COOL BUILDINGS pretende atuar-se no edificado – público e privado, maioritariamente para ensaiar e disseminar o uso de coberturas e fachadas verdes, mas também com soluções de pequenos investimentos de apoio ao comércio local, para melhoria das condições dos respetivos estabelecimentos;
  • com as intervenções COOL SKY, dirigidas à redução da temperatura do ar, e em articulação com as restantes, prevê-se a criação de mais zonas de sombra em áreas nas quais não seja possível recorrer à plantação de árvores, recorrendo a telas de ensombramento. Será ainda desenhado e ensaiado um protótipo de arrefecimento do ar em espaço publico, baseado numa adaptação dos conceitos geotérmicos do poço provençal, muito utilizados e difundidos para climatização passiva de edifícios;
  • por último, com as intervenções COOL LIVING, prevê-se a criação de soluções específicas de arrefecimento para períodos de ondas de calor – baseadas em microaspersores de água, bem como a identificação de uma rede de abrigos, incluindo ao ar livre, para onde os públicos mais vulneráveis possam ser direcionados. Para apoio a esse objetivo, será desenvolvida uma app para telemóvel que fornecerá não só esse tipo de informações, mas também informações úteis ao nível de saúde pública, avisos prévios de situações meteorológicas extremas, e outras que possam auxiliar a população residente e visitantes a mitigar os impactos das ondas de calor.

 

Programa LIFE

O Programa LIFE, com mais de 30 anos de existência, é um dos instrumentos financeiros da União Europeia destinados a apoiar a implementação das suas políticas de ambiente, conservação da natureza, biodiversidade e clima. Tem por alvo o financiamento de projetos com elevado potencial de ensaio, demonstração ou inovação e é gerido pela CINEA - Agência de Execução Europeia do Clima, das Infraestruturas e do Ambiente –, a que se associa, como Ponto Focal Nacional, a Agência Portuguesa do Ambiente. Para o período entre 2021 e 2027 o LIFE conta com um orçamento total superior a 5.4 mil milhões de euros, destinados a investimentos nas áreas da Natureza e Biodiversidade, Economia Circular e Qualidade de Vida, Adaptação e Mitigação Climática, e Transição Energética

Para saber mais sobre o Programa LIFE consulte a página oficial aqui

"Financiado pela União Europeia. As opiniões e afirmações aqui expressas são da responsabilidade única dos seus autores e podem não refletir, necessariamente, as da União Europeia ou CINEA. Nem a União Europeia nem a CINEA podem ser responsabilizadas pelas mesmas”

 

Iniciativas

Em Fevereiro foi criada a 4.ª Microfloresta no Parque Comandante Júlio Ferraz em Almada, que contou com meia centena de participantes onde se plantou cerca de 300 plantas de diferentes espécies.

Para o mês de Maio está agendada ocorrer uma Ação de Voluntários Cuidadores. Com a ajuda de especialista pode contribuir para este projeto na realização de tarefas como a monda, revestimento do terreno ou replantação de espécies, essenciais à  manutenção desta Microfloresta.

Consulte o evento da Criação desta Microfloresta
Consulte a noticia 

Consulte evento Ação de Voluntários Cuidadores agendada para Maio

Veja o vídeo da plantação da 4ª Microfloresta 

 

Mais informações:

Departamento de Intervenção Ambiental, Clima e Sustentabilidade

acaoclimatica@cma.m-almada.pt