Almada
Proteção Civil
5 March 2023

Proteção Civil coloca armadilhas para capturar vespa asiática

A equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil colocou este sábado, 4 de março, por todo o concelho em locais estratégicos, 123 armadilhas para captura das vespas fundadoras asiáticas.

©Victor Mendes | CMA

Esta medida coincide com a fase de início de atividade desta espécie não indígena, invasora e predadora da abelha europeia.

O principal objetivo é capturar as vespas fundadoras que, nesta altura, devido ao aumento das temperaturas, saem da hibernação, impedindo que comecem a formar os ninhos primários.

Ao longo dos próximos dois meses – nos dias 18 de março e 1 e 15 de abril – as armadilhas vão ser monitorizadas – mudança do isco e contagem do número de vespas asiáticas capturadas – pela equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil. Estas armadilhas vão ser retiradas no dia 29 de abril.

Em 2022 foram capturadas 227 vespas asiáticas através destas armadilhas.

Mais informações em Vespa velutina (asiática) – Prevenção | Autoproteção