Quais os objetivos do GeoPortal?

Território

Promover ao público a disponibilização de informação geográfica e de valor acrescentado, alicerçados em dados de referência do Município de outras entidades de Administração Pública;

Através o GeoPortal é possível ao munícipe e cidadão, obter respostas suportadas em análises espaciais, como por exemplo, identificar para uma determina área (“terreno/prédio rural”), se a mesma se insere no domínio publico ou privado; qual o regime do uso do solo aplicável; se é abrangido por servidões e restrições, entre outros critérios de análise.

• Permitir e facilitar o trabalho interno do Município, por via da centralização e uniformização da informação, análise e visão transversal dos vários domínios, o que viabiliza processos e projetos integrados e sustentáveis.

Ao nível dos serviços operacionais, com necessidade de informação em tempo real e com atuação no terreno, foram configuradas soluções que permitem o trabalho integrado em gabinete e/ou no terreno, como o caso do acompanhamento e registo de ocorrências (Proteção Civil), permitindo a intervenção no momento.

Em resposta aos objetivos, foram desenvolvidos e estão disponibilizados:

​ GeoPortal Municipal Público para acesso a informação geográfica.

Submissão Automática de Formulários para o cidadão, suportada na componente geográfica/localização.

​ Geoortal Municipal Interno ara acesso a informação geográfica (centralização e partilha de informação pelos serviços)

Soluções configuradas de acordo com as necessidades dos serviços, permitindo a gestão e atualização sistémica da informação da sua responsabilidade com produção de dashboards (Proteção Civil, Urbanismo, Atividades Económicas e Espaços Verdes).