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Rede Ciclável do Concelho de Almada

 

Enquadramento

Em 2005, Almada desenvolveu e aprovou uma proposta de Rede Ciclável para o território do município, no entanto, e face ao período de tempo decorrido, considerou-se pertinente a revisão da anterior proposta, atendendo ao desenvolvimento do território, nomeadamente com novas centralidades e equipamentos, à evolução tecnológica dos meios de deslocação (propulsão elétrica), às alterações ao nível legislativo (Código da Estrada), equiparando os velocípedes aos restantes veículos e a inclusão do princípio de partilha de espaço entre veículos, e ainda face a novos conceitos de usufruto do espaço público, promovendo uma utilização mais inclusiva, partilhada e ambientalmente mais agradável.

Deste modo, procedeu-se ao desenvolvimento de uma proposta de revisão da anterior Rede Ciclável Hierarquizada do Concelho de Almada, a qual foi aprovada em Reunião de Câmara de 2 de setembro de 2024 e em Assembleia Municipal a 27 de setembro do mesmo ano.

O desenvolvimento da Rede Ciclável para o Concelho de Almada assenta nos seguintes pressupostos:

  • Delinear uma rede de percursos cicláveis contínuos e interligados, transversal a todas as freguesias do concelho e de ligação aos concelhos limítrofes;
  • Garantir ligações diretas e contínuas entre os principais polos geradores de deslocações, como equipamentos escolares e de utilização coletiva; interfaces de transportes; áreas comerciais e de serviços, zonas de lazer e habitacionais;
  • Assegurar a articulação com a rede de transportes públicos, promovendo a intermodalidade;
  • Definir os principais eixos cicláveis, cuja concretização irá depender, quer da evolução do território quer da intervenção na rede viária existente;
  • Considerar que a rede viária será, tendencialmente, preparada para o uso generalizado da bicicleta, assegurando as condições de segurança, coexistência e equilíbrio de utilização do espaço;
  • Implementar zonas de moderação da circulação automóvel, em que o desenho urbano deve procurar garantir o equilíbrio na afetação do espaço aos diferentes modos de deslocação, permitindo a concretização da rede nas zonas locais e habitacionais.

Os eixos cicláveis foram definidos tendo em consideração a seguinte Hierarquização da Rede Ciclável:

  • 1º Nível – Rede Principal – rede fundamental e funcional para as deslocações pendulares, de ligação aos principais polos geradores de viagens, interfaces de TP e Concelhos limítrofes;
  • 2º Nível – Rede Complementar – ligação entre a rede principal e a local, garantindo a ligação a equipamentos de referência, percursos turísticos e de lazer e zonas de interesse municipal;
  • 3º Nível – Rede Local – deslocações de proximidade, rede escolar, comércio e equipamentos locais (esta rede será complementada por todos os arruamentos de bairro e de caráter residencial, desde que garantam a coexistência e equilíbrio de utilização do espaço, em segurança).

Como referencial técnico sugere-se a consulta do Normativo Técnico do IMT - Fascículo III – Características geométricas para vias de tráfego não motorizado.

Outra componente fundamental para uma rede ciclável eficiente é a disponibilização e instalação de equipamentos de apoio, como sejam, rampas de apoio à bicicleta, parqueamentos na via pública e parques de estacionamento fechados e seguros.

A localização dos parqueamentos existentes em Almada pode ser consultada no site da MUBI.

 

DOCUMENTOS