Skip to main content
Obras
25 April 2021

Rua dos Pescadores requalificada

Mais luminosa e harmoniosa. A requalificação da mais dinâmica e conhecida rua da Costa da Caparica foi inaugurada na manhã de 26 de abril. As intervenções realizadas na emblemática Rua dos Pescadores devolveram ainda aos Caparicano uma parte da sua história com a colocação de um pórtico com uma réplica do brasão e da coroa que ali existiam.
Cma Logo
«Partilho com todos a alegria de estarmos aqui a inaugurar a Rua dos Pescadores, uma rua fundamental para os Caparicanos e para os Almadenses, que liga o centro da Costa da Caparica à nossa frente marítima, que tem no nome – Pescadores – a essência e a alma da Costa da Caparica», afirmou Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, na inauguração da requalificação da Rua dos Pescadores.

«Uma das nossas prioridades nesta requalificação foi, por um lado, devolver-lhe a dignidade e que refletisse o amor que os Caparicanos têm a esta via central, por outro lado trazer-lhe luz, daí as opções que tomámos, a colocação de árvores que humanizam o espaço, e trazer coerência, aumentando assim o prazer de viver o espaço público para aqueles que aqui vivem, mas também para aqueles que nos visitam», explicou a autarca.

Também José Ricardo Martins, presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, sublinhou a importância deste momento. «É um dos dias mais importantes para a freguesia da Costa da Caparica. A requalificação desta rua simbólica que tem o nome de quem ergueu esta freguesia, os Pescadores. Era uma das lutas que tinha deste 2014, a devolução do eixo central que começa na Praça da Liberdade, junto ao Mercado e vai até à frente Atlântica.»

Além da substituição do pavimento existente por lajetas de betão, alternando entre o preto e o branco, mais resistente e de fácil manutenção, ao longo da rua foram também colocadas árvores, novo mobiliário urbano, elementos de iluminação e contentores de recolha de resíduos urbanos.
O investimento municipal nesta intervenção ascende a quase 700 mil euros.

No pórtico evocativo da vivência histórica da Costa da Caparica foi colocada uma réplica da «pedra de armas com brasão real aposto sobre esfera armilar encimado por coroa imperial» (de acordo com o Sistema de Informação para o Património Arquitetónico) que se encontrava na Casa da Coroa.
«Na reabilitação desta rua também insistimos em reafirmar uma identidade cultural da Costa trazendo de novo a Coroa que as pessoas tanto gostam para a Rua dos Pescadores. (…) Nós não temos futuro se não tivermos passado. Esta Rua dos Pescadores é também isso, essa ligação entre o passado, o presente e o futuro», concluiu Inês de Medeiros.

Ainda na manhã de 26 de abril foram também inaugurados dois parques infantis na Costa da Caparica, recentemente requalificados: o Parque Juvenil do Jardim Urbano Costa Caparica e o Parque Infantil Praceta Olivério Serpa.