Proteção Civil
8 November 2023

Sabe o que fazer em caso de sismo?

Siga o exemplo dos alunos da Escola Básica e Jardim de Infância nº 1 do Feijó e participe no exercício nacional "A Terra Treme", da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, dia 14 de novembro, às 11h14.

prédios da cidade de Almada
Foto Luís Filipe Catarino | CMA

A Câmara Municipal de Almada convida famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas a mobilizarem-se. Este exercício nacional dura apenas um minuto e pretende sensibilizar para o risco sísmico existente em Portugal, e para sistematizar os três gestos que podem salvar vidas – Baixar, Proteger e Aguardar.

Quem quiser participar deve fazer o registo e definir a dimensão que quer dar ao exercício, que pode ir do nível mais simples à elaboração de um plano mais completo.

A consulta dos materiais de divulgação disponíveis no site é um passo muito importante, já que reforça a preparação individual e coletiva para uma situação de sismo.

E porque todos somos Proteção Civil, a ideia é mesmo envolver membros da família, de uma organização e amigos, fazendo circular informação sobre este exercício.

Servindo de exemplo, a comunidade escolar da EB/JI n. 1 do Feijó vai participar no Exercício Nacional A Terra Treme e num simulacro de incêndio, na sequência de um sismo, para aprender a proteger-se, evacuar e chegar a um ponto de encontro.

Mais informação do exercício A Terra Treme aqui