A Câmara Municipal de Almada convida famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas a mobilizarem-se. Este exercício nacional dura apenas um minuto e pretende sensibilizar para o risco sísmico existente em Portugal, e para sistematizar os três gestos que podem salvar vidas – Baixar, Proteger e Aguardar.
Quem quiser participar deve fazer o registo e definir a dimensão que quer dar ao exercício, que pode ir do nível mais simples à elaboração de um plano mais completo.
A consulta dos materiais de divulgação disponíveis no site é um passo muito importante, já que reforça a preparação individual e coletiva para uma situação de sismo.
E porque todos somos Proteção Civil, a ideia é mesmo envolver membros da família, de uma organização e amigos, fazendo circular informação sobre este exercício.
Servindo de exemplo, a comunidade escolar da EB/JI n. 1 do Feijó vai participar no Exercício Nacional A Terra Treme e num simulacro de incêndio, na sequência de um sismo, para aprender a proteger-se, evacuar e chegar a um ponto de encontro.
Mais informação do exercício A Terra Treme aqui