Almada
18 November 2022

Semana Europeia do Teste do VIH-Hepatites

Almada junta-se à Semana Europeia do Teste do VIH-Hepatites e de 21 a 30 de novembro estão disponíveis rastreios anónimos, confidenciais e gratuitos em vários locais do concelho.

Almada, Semana Europeia de Testes, VIH, Hepatites, Saúde

A Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites decorre entre 21 e 28 de novembro. O objetivo passa por aumentar o número de testes realizados, mas também por divulgar informação essencial para aumentar a literacia em saúde.

Ricardo Fernandes, diretor executivo do GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos, afirma que os testes são uma chave que pode abrir a possibilidade de fornecer um pacote completo tanto de prevenção como de cuidados que respondem às necessidades mais vastas da população. Isto pode ser feito também através da realização de testes para várias doenças, aconselhamento, redução de danos, tratamento, PrEP, intervenções comportamentais, entre outras”.

Em Almada, os testes ao VIH e às Hepatites podem ser realizados na Unidade Móvel de Saúde da CMA, nos dias 21 e 22 e entre 26 e 30 de novembro, nos seguintes locais:

Dia 21 – Rotunda do Centro Sul, Cova da Piedade

Dia 22 – Junta de Freguesia da Charneca de Caparica

Dias 26 e 27 – Praça S. João Baptista, Almada

Dia 28 – Praça da Liberdade, Costa da Caparica

Dia 29 – Bairro Branco (junto ao Minipreço), Caparica

Dia 30 – Estação de comboios da Fertagus, Pragal

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro é ainda possível fazer o rastreio do VIH e das Hepatites no Centro Integrado de Respostas de Saúde e Sociais, situado na Rua Luís de Camões, n.º 14, no Laranjeiro.

O rastreio continua a ser uma das principais ferramentas para que se consiga alcançar os objetivos traçados pelas Nações Unidas até 2035.

Mais informações:
GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos