Sessão de Colheita de Sangue assinala Dia Mundial do Doador de Sangue
Para assinalar o Dia Mundial do Doador de Sangue, que se comemora a 14 de junho, a Câmara Municipal de Almada em parceria com o Instituto Português de Sangue e Transplantação organiza neste dia uma Sessão de Colheita de Sangue, com recurso à Unidade Móvel do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, entre as 15h às 19h, no Largo 5 de Outubro – Cova da Piedade.
Dar sangue é um gesto muito simples, mas que pode salvar uma vida. Ser dador de sangue não tem repercussões negativas na sua saúde e só vai trazer benefícios a quem dele precisa.
O desenvolvimento da medicina tem feito aumentar as necessidades de sangue e dos seus derivados. Há mais dadores, mas nem por isso as reservas aumentam significativamente e, além disso, é preciso ter em conta a (in)compatibilidade entre os vários tipos de sangue.
Doar sangue implica a recolha de apenas 450 ml de sangue, menos de 10% dos 5 a 6 litros que circulam no corpo de um adulto.
O procedimento de recolha de uma dádiva de sangue demora cerca de 30 minutos e os intervalos mínimos recomendados entre cada doação são de 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres.
Sessão de Colheita de Sangue
14 de junho (quarta-feira)
Das 15h às 19h
Largo 5 de Outubro – Cova da Piedade