«Uma Coleção: onde o desenho acontece (1993–2025)»
«Uma Coleção: onde o desenho acontece (1993–2025)» é um olhar sobre a coleção da Casa da Cerca, esse lugar — físico, simbólico e temporal — onde o desenho se afirma como prática autónoma, campo de experimentação e forma de pensamento. Mais do que um conjunto de obras reunidas ao longo de mais de três décadas, esta coleção resulta de uma atenção continuada ao desenho enquanto linguagem viva, espaço de risco e de liberdade.
Com um sólido projeto cultural idealizado e concretizado por Rogério Ribeiro, a Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea afirmou-se como um lugar singular no panorama artístico português, dedicado ao desenho, entendido não como etapa preparatória, mas como origem e possibilidade. A coleção reflete essa visão inaugural e a sua continuidade, reunindo obras de diferentes gerações, gestos e abordagens, atravessadas por uma mesma insistência no traço, na linha e no tempo do fazer.
Organizada em quatro núcleos, a exposição propõe uma leitura possível e subjetiva da coleção, aproximando obras por afinidades conceptuais, formais e sensíveis.
Consulte aqui a Folha de Sala da exposição.
Exposição patente na Galeria Principal e na Cisterna de 31 de janeiro a 28 de junho de 2026.