Área de Reabilitação Urbana da Cova da Piedade

Largo 5 de Outubro
coreto
Coreto da Cova da Piedade

A Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Cova da Piedade abrange uma área da União das Freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, designadamente o Núcleo Histórico e parte do tecido urbano envolvente.

A Operação de Reabilitação Urbana (ORU) consubstancia na ARU uma série de benefícios que se traduzem em inúmeras vantagens para quem decide reabilitar os seus edifícios, beneficiando proprietários e arrendatários. Vantagens que podem ir desde a comparticipação financeira nas obras, até benefícios fiscais ou incentivos ao arrendamento.

Os preceitos decorrem da aplicação da Lei n.º 32/2012, de 14 de agosto que procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 307/2009 de 23 de outubro, que estabelece o Regime Jurídico da Reabilitação Urbana.

A ARU da Cova da Piedade destaca-se ainda por edifícios de interesse histórico e arquitetónico, nomeadamente alguns que se encontram classificados:

Monumento de Interesse Público

• Palacete de António José Gomes, incluindo o jardim, instalações para animais, cocheira e garagem

Imóvel de Interesse Público

• Fábrica de madeira do Caramujo (antiga)

Interesse Municipal

• Nora de ferro, situada em terrenos da Escola Preparatória da Cova da Piedade

Intervenção em espaço público no âmbito da ARU:

Coreto da Cova da Piedade (antes da intervenção)
Coreto
Coreto da Cova da Piedade (depois da intervenção)

Para mais informações sobre a ARU, contacte-nos!

Divisão de Reabilitação Urbana

Tel. 212 724 000 ou 800 206 770

almadainforma@cm-almada.pt

Limite da ARU da Cova da Piedade