Almada volta a associar-se à Semana Europeia da Mobilidade (SEM). “Melhores Ligações” é o tema central desta edição e o slogan da campanha “Combina e Move-te!”. Esta é uma oportunidade para, em conjunto, refletirmos e discutirmos formas de melhor usufruir e planear a nossa cidade, de modo a promover hábitos de mobilidade urbana mais sustentáveis, mais eficientes e mais saudáveis.

Passeios de bicicleta, caminhadas, visitas guiadas, eco-mercado, espetáculo interativo, oficinas criativas e concertos são algumas das iniciativas programadas para a “semana” de 16 a 22 de setembro.

O objetivo é sensibilizar as pessoas para os problemas da mobilidade urbana e para a importância da adoção de comportamentos mais amigos do ambiente – melhoria da qualidade do ar, redução dos efeitos do aquecimento global e redução do ruído –, mas também para redução dos congestionamentos nas ruas e atrasos na circulação dos transportes públicos.

No arranque da SEM (dia 16) vão ser apresentados os resultados do estudo “Poluição atmosférica e poluição em Portugal: avaliação quantitativa da carga de doença associada ao ambiente usando o modelo AirQ+”, que avalia o impacto da poluição atmosférica na saúde das populações a nível nacional e no qual Almada foi um dos concelhos observados.

No sábado (dia 17) traga a sua bicicleta e junte-se à segunda edição do ciclopasseio por alguns dos principais museus da cidade de Almada. O percurso de 10 quilómetros, que começa e acaba na Casa da Cidade (Cova da Piedade), inclui visitas guiadas em cada um dos locais a visitar: Casa da Cidade, Ginjal, Museu Naval, Covas de Pão e rua pedonal Capitão Leitão.

Um “Bairro Vivo” no centro histórico

No dia 18 de setembro, entre as 8h e as 20h, a zona histórica de Almada estará condicionada a veículos motorizados (com exceção dos residentes) e vai transformar-se num “Bairro Vivo”. Ao longo deste dia venha descobrir a zona mais antiga da cidade de Almada, com menos carros e mais espaço e tranquilidade para as pessoas, e participe nas várias atividades: animação de rua e oficinas, Almada Green Market (na zona pedonal da Rua Capitão Leitão), passeios de bicicleta, espetáculos, concertos e visitas guiadas. Saiba que ruas vão estar condicionadas e, se é morador, como obter o dístico de acesso à zona condicionada aqui.

No dia 21 a CMA promove o Workshop Plano Climático Almada 2030, no Fórum Municipal Romeu Correia, com a participação de várias entidades – Transport for London, município de Maribor (Eslovénia), IMT – Instituto da Mobilidade e TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa. Neste encontro será apresentado o Plano Climático de Almada 2030 e partilhadas várias experiências locais e regionais de projetos de adaptação e mitigação das alterações climáticas.

A encerrar a SEM, no dia 22 de setembro, a CMA lança online um filme promocional sobre os transportes públicos em Almada.

Consulte aqui o programa completo da Semana Europeia da Mobilidade 2022