Viajando Entre Páginas - Nunca Pares: um Caminho para o Nosso Interior, com Emanuel Mendes e o Coro As Auroras
28 FEV | 15H30 | Biblioteca José Saramago
Cem Dias de Bem-Estar
Viajando Entre Páginas - Nunca Pares: um Caminho para o Nosso Interior, com Emanuel Mendes e o Coro As Auroras
Esta obra, em forma de diário de viagem, retrata uma série de Caminhos de Santiago e de Fátima que foram percorridos pelo autor. Diversos capítulos abordam a descrição de como surgiu a ideia de percorrê-los, a história, a simbologia associada, o planeamento e os ensinamentos aprendidos.
Emanuel Mendes viveu a sua infância e adolescência em Alfama. Frequentou o ensino secundário na Escola Secundária Gil Vicente e aos 18 anos iniciou a sua carreira militar, enquanto voluntário na Marinha na especialidade de Fuzileiros, tendo realizado aqui o curso de formação de oficiais. Participou na missão de apoio à paz na Bósnia Herzegovina, regressando após essa missão à Escola de Fuzileiros, onde permaneceu ligado à instrução até finda a sua carreira nas Forças Armadas em dezembro de 2003. Em janeiro de 2004, inicia o curso de formação de agentes da Polícia Marítima, prestando serviço em diversos comandos a nível nacional. Frequentou o mestrado em Ciências Farmacêuticas, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, não o tendo concluído. Em 2010, iniciou o curso de piloto de linha aérea de aviões e posteriormente o de instrutor de voo em aviões. Atualmente, trabalha como piloto de linha aérea com a especialização em Boeing 767. Nas formações em que esteve presente, destacam-se: Potencialização de recursos humanos - vetor liderança; Estágio de Ordem Pública; e Estágio de técnicas de interpolação. Em 2016, iniciou a descoberta dos Caminhos de Santiago, tendo inicialmente optado por percorrer o Caminho Central Português, a partir de Lisboa.
O coro As Auroras nasceu em novembro de 2024. É um grupo feminino, com cerca de 10 elementos. Os ensaios decorrem uma vez por semana, onde a alegria, a boa disposição e o empenho são um ponto fulcral. O grupo tem efetuado várias atuações, ganhando assim mais visibilidade, o que é importante por ser ainda recente.
Mediação: Emanuel Mendes
Duração: 120 min
Público em geral | Entrada livre sujeita à lotação da sala