Almada

Almada, GIRA, residencia, doença mental
Almada, GIRA, residencia, doença mental
Almada, GIRA, residencia, doença mental, intervenção social

A Vereadora Teodolinda Silveira, com o pelouro da Ação e Intervenção Social, visitou hoje a Residência de Suporte à Autonomia para pessoas com doença mental em Almada. Instalações inauguradas a 6 de abril de 2021, sendo atualmente a morada de 4 jovens adultos.

O apartamento resulta de uma parceria entre o Município de Almada e o GIRA, Grupo de Intervenção e Reabilitação Ativa, que consiste numa resposta de habitação localizada na comunidade e destinada ao acompanhamento e autonomia de pessoas adultas com problemas psiquiátricos.

O GIRA é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que visa promover e desenvolver projetos nas áreas de prevenção e promoção da saúde mental, reabilitação psicossocial, apoio às famílias e intervenção comunitária através do desenvolvimento de atividades ocupacionais indutoras de autonomia, que promovam a reinserção.

A visita realizou-se no âmbito do primeiro aniversário do funcionamento deste equipamento e foi também integrada nas comemorações do mês da Saúde Mental. Foi tema de conversa o dia a dia, gostos, ideias e expetativas dos próprios moradores, sendo que também foi dado a conhecer o trabalho feito na residência.