A oferta de atividade desportiva e aventura em Almada é muito diversificada!

Para começar, os mais de 13 kms de praias contínuas do concelho apresentam as características ideais para a prática de desportos de onda, como o Surf, o Bodyboard, o SUP ou o Kitesurf. A zona da Arriba Fóssil da Costa da Caparica invita às caminhadas e à prática de desportos radicais, como o parapente, ou de atividades ligadas à saúde e bem-estar. O concelho dispõe igualmente de vários percursos cicláveis

Além disso, os parques e jardins do concelho oferecem muitas possibilidades para a prática de atividade desportiva, incluindo para as crianças. Por exemplo, o Parque da Paz convida à exploração da natureza com os seus cerca de 7 km de caminhos pedonais. O Parque Aventura, oferece áreas de recreio infantil com equipamentos de arborismo e escalada e, acompanhando ou cruzando os percursos pedonais, tem uma pista ciclável, que apresenta alguns declives acentuados, para uma utilização mais radical. O Jardim Urbano da Costa da Caparica, conta com um corte de ténis, pistas cicláveis e parqueamento para bicicletas e espaços infantis e juvenis onde, para além dos equipamentos tradicionais, não faltam trampolins, pedras para escalar, um slide e carroceis de cordas e pneus. Ainda na Costa da Caparica, o recente Parque Desportivo do Atlântico apresenta valências como um campo de futebol de praia, dois campos de voleibol de praia, um parque infantil e equipamento fitness de utilização livre. Um pouco mais a norte, em São João da Caparica, encontramos o Fun Parque, um parque de aventura e atividades desportivas ligadas à natureza, que oferece percursos de arborismo, escalada, campos de paintball e várias atividades para crianças.

A tradição equestre é também um ponto de atração por excelência do concelho, com numerosos picadeiros e escolas de equitação, com tradição no ensino da arte equestre. 

São ainda as excelentes condições naturais da região que possibilitam a existência de campos de golfe de exceção, um na zona dos Capuchos e dois na zona da Aroeira, que se destacam pela versatilidade dos seus greens.