Skip to main content
Ambiente
4 June 2020

Viver a praia em segurança

Com 13 km de frente atlântica, as praias do concelho de Almada, na Costa da Caparica, constituem importantes espaços lúdicos visitados, anualmente, por milhares de pessoas. No atual contexto pandémico associado à Covid-19 importa conhecer e cumprir os procedimentos na sua utilização. Saiba quais.
Cma Logo

O início da época balnear arranca já a 6 de junho e, para viver a praia em segurança, conheça as medidas que deve adotar na deslocação, no acesso e na fruição da praia e dos respetivos apoios.

  

Consulte a aplicação gratuita Info Praia 

  

Antes de se deslocar para a praia de eleição consulte a app Info Praia, disponível gratuitamente para os sistemas operativos Android e iOS. Esta aplicação vai permitir perceber quais os níveis de ocupação das diferentes praias, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade. 

As praias com um nível de ocupação mais baixo estarão assinaladas a verde. Quando verificar um nível elevado de ocupação não arrisque a deslocação, pois pode ser difícil manter a distância de segurança.
  
Nos acessos à praia, instalações sanitárias e apoios de praia

  

» Cada concessionário terá uma bandeira indicadora da ocupação da praia correspondente à sua concessão, bandeiras entregues na Costa da Caparica a 4 de junho.

» A bandeira, com forma triangular, irá apresentar-se em três cores: bandeira vermelha significa ocupação plena da praia, bandeira amarela significa ocupação elevada e bandeira verde significa ocupação baixa. Respeite esta sinalização.

» Use calçado e respeite os sentidos de circulação, mantendo a distância de 1,5 metros de outros banhistas que não pertençam ao mesmo grupo.

» Evite, ainda, paragens desnecessárias nos acessos à praia.

Desinfete as mãos.

  
Na praia

  

» Os chapéus de sol deverão estar afastados, pelo menos, 3 metros.

» Preserve a distância de segurança de 1,5 metros aos outros utentes na praia, à beira-mar e no banho.

» Não jogue à bola, raquetes ou outros desportos (com exceção de atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares).
  
Na saída da praia

  

» Não deixe os resíduos nem beatas na praia, devendo ser acondicionados e colocados nos contentores respetivos (máscaras e luvas são sempre depositados, bem acondicionados, nos contentores de lixo indiferenciado).
   
Seja um agente de saúde pública. A sua segurança começa em si.

  

Para saber mais

  
» Consulte o Manual com as linhas orientadoras.
» Consulte o decreto-lei n.º 24/2020, de 25 de maio, que regula o acesso, a ocupação e a utilização das praias de banhos para esta época balnear de 2020.
  

Mais informações

Agência Portuguesa do Ambiente

www.apambiente.pt