Encontros
DESDE 0.00€
Cineteatro da Academia Almadense
VER MAPA

Viver entre a terra e o mar - Será que o mar come o bairro?

Vidas das margens

Um grupo de jovens do bairro costeiro do 2.o Torrão, na Trafaria, identificou o problema de galgamento costeiro durante tempestades em 2014. Este, afinal, era um problema científico: entender a dinâmica do Estuário do Tejo e como se comportam as ondas naquele lugar durante tempestades. O projecto de ciência cidadã Novos Decisores encontrou um grupo de cientistas e financiamento para esta investigação. De 2018 até ao final de 2022, Xavier Bertin lidera este grupo de investigação em Oceanografia.

Este é um momento de partilha de resultados e discussão pública da investigação em Oceanografia liderada por Xavier. O Serviço Municipal de Protecção Civil irá também focar os riscos costeiros e apresentar o Plano Municipal de Emergência. Para discutir sobre o risco de galgamento, temos uma mesa redonda com o investigador Xavier, mediadores do projecto e decisores locais do 2.o Torrão e representantes do Serviço Municipal de Protecção Civil e Câmara Municipal de Almada.

O programa inclui um lanche às 17h. Todo este programa é gratuito e aberto à população. Por fim, fica também o convite para logo depois desta sessão assistir à apresentação da curta documental “Vidas das Margens” (40 mins, 2022, Renata Camargo), que mostra narrativas e vivências sobre o mar e a costa de cinco mulheres dos bairros costeiros da Trafaria.

SINOPSE DO FILME VIDA DAS MARGENS

Quem vive próximo ao mar sabe que as tempestades podem ser ao mesmo tempo belas, cruéis e transformadoras. Ao longo dos anos, conforme cresceram os bairros à margem do Tejo, a costa também mudou. É a natureza e a vida em constante movimento.

Se antigamente era possível ir a pé da vila da Trafaria ao farol do Bugio, hoje restam apenas algumas memórias destas travessias. Neste documentário, o “Vida das Margens”, D. Piedade, Mimi, D. São, Ana e Susi contam as suas histórias à beira do Estuário do Tejo, partilham as suas memórias, relembram as tempestades e contam como é possível viver em harmonia com a natureza. As narrativas dão-se a partir daquele que é o centro da vida comunitária desta costa, o bairro do 2.º Torrão, que começou com tendas e assentamentos de bairristas vindos de Lisboa e é hoje casa para milhares de pessoas.

A história desta margem mistura-se com as histórias das gentes do lugar.

Programa do evento