Ciclo de Cinema dos Capuchos - José e Pilar
CICLO DE CINEMA DOS CAPUCHOS
O UNIVERSO DE JOSÉ SARAMAGO ADAPTADO AO GRANDE ECRÃ
CONVENTO DOS CAPUCHOS | 3,10,17 E 24 SETEMBRO | 21H30
ENTRADA LIVRE COM LEVANTAMENTO PRÉVIO DO BILHETE, 1H30 ANTES DO INÍCIO DA SESSÃO
Em setembro, durante quatro sábados, o Convento dos Capuchos, na Caparica, apresenta um ciclo de cinema dedicado ao autor Prémio Nobel da Literatura onde se exibem quatro filmes inspirados nas suas obras.
José e Pilar (2010)
10 SÁB | 21h30
A Viagem do Elefante, o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano, é o ponto de partida para José e Pilar, filme de Miguel Gonçalves Mendes que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Rio.
Mostra do dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo - ou, pelo menos, em torná-lo melhor.
José e Pilar revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, "tudo pode ser contado doutra maneira".
Género: Documentário
Realização: Miguel Gonçalves Mendes
Elenco: Àngels Barceló, Fernando Meirelles, Gabriel Garcia Márquez, João Afonso
Duração: 117 minutos
Convento dos Capuchos
Rua Lourenço Pires de Távora
2825 Caparica
Tel.: 21 291 93 42
e-mail: capuchos@cm-almada.pt
Quarta a sábado das 10h às 13h e das 14h às 17h