29 November 2023

Ninho de Víboras - A Noite dos Náufragos

NINHO DE VÍBORAS
27ª Mostra de Teatro de Almada | NINHO DE VÍBORAS

Roma, 63 a. C., noite de 6 Novembro. Na sua domus no ilhéu de Astura, a matrona Semprónia oferece a alguns convidados inesperados — incluindo o seu marido — um ligeiro entretenimento para passar a noite. Mas nas partes mais obscuras dessa casa nobre, sussurra-se uma conspiração contra a República, então liderada pelo "homem novo" Marco Túlio Cícero. Apenas na manhã seguinte se saberá a resposta da adivinha que circula pelas vielas de Roma: "Sairá o nosso cônsul/ bem-vestido / ou resplandecente?"

Depois do "western ártico" em "Fazer Uma Fogueira", o dramaturgo espanhol Alberto Luengo retoma a sua colaboração com o Ninho de Víboras, com um novo e original épico que tem como pano de fundo uma das mais importantes conspirações ocorridas durante a República Romana (séc. I a. C). Tal como no anterior projeto, espera-nos uma total imersão num tempo e num espaço que — só aparentemente — nos são familiares em muitos detalhes. Contudo, a presença de outras forças, indomáveis e inesperadas, prometem arrastar-nos tanto através dos labirintos sombrios do jogo político, como pelos mistérios mais secretos do teatro.

Ficha Artística e Técnica

Autor: Alberto Luengo

Intérpretes (por ordem de entrada em cena): Miriam Vieira (Semprónia), Paulo Diegues (Bruto), Marta Valente (Fúlvia), Marco Mendes (Cúrio) e Joaquim Pedro (Cynthios).

Operação técnica: Cristina Gonçalves

Direção plástica e iluminação: Gabriel Orlando

Fotografia de Cena: António Coelho

Tradução, dramaturgia e encenação: Karas

Produção: Ninho de Víboras

Espectáculo subsidiado pela Câmara Municipal de Almada (2022)

Apoios: Atelier Gabriel Orlando, Sociedade Filarmónica Incrível Almadense.

Duração: 150 minutos (com intervalo)
Classificação etária: maiores de 16 anos

Reservas e informações
Auditório Fernando Lopes-Graça / auditorio@cm-almada.pt / 212724922
Horário da bilheteira
Quarta a sábado, 10h00-13h00/14h30-18h00.
Abre uma hora antes de cada sessão.