Projeto Lugares e Olhares
Projeto de cidadania e inclusão, de conhecimento e valorização do território como espaço educativo, a partir da descoberta e amplificação da voz de almadenses entre os oito e os doze anos, sobre os lugares Imaginados, quem somos, de onde viemos e a relação entre objetos e memórias.
Ao longo de três anos letivos experimentaram-se processos de reflexão, criação e partilha sobre patrimónios comuns através de praticas artísticas. Coletivamente, criaram-se peças e narrativas que desafiam a olhar o concelho em torno dos eixos Território, Identidade e Memória. A ação e emoção foram desafiadas pelos verbos experimentar, sentir, pensar, imaginar, criar e transformar. Envolveram-se 17 turmas de 8 escolas das freguesias do concelho, 12 artistas / mediadores e os serviços educativos do museu, na sala de aula, com as famílias através das crianças, no museu em oficinas artísticas de continuidade, apoiadas na exposição Entre dois mares e um rio.
O projeto decorreu até junho de 2023 e incluiu a produção e programação de conteúdos articulados com a exposição central: filme Depois de amanhã (2001) e dispositivos inclusivos (maqueta tátil do concelho, objetos táteis); exposição Lugares e Olhares (out. 2022- mar. 2023); Ciclo de conversas Educação, Arte e Cidadania (2022-2023); novas oficinas considerando necessidades específicas (grupos escolares, famílias com crianças portadoras de deficiência intelectual) e visitas acessíveis expo central (2023); Edição/memória do projeto (mar. 2023)
Candidatura cofinanciada no âmbito do programa Cultura para Todos – PORL 2020.