Skip to main content
Saxofone soprano

Século XX (1900 a 1912)
57,5 x 8,5 cm
Latão niquelado (corpo), ferro patinado (chaves), cabedal (sapatilhas das Chaves), cortiça (termino do corpo para encaixe do bocal), PVC (fita que envolve uma das chaves)
Proveniência: Sociedade Filarmónica Incrível Almadense (aquisição em 2012)
Museu Almada, MC 2013.1668


Instrumento de sopro, da família das madeiras, transpositor, de palheta simples, formado por um tubo cónico, com vários orifícios com aberturas controladas por chaves vedadas por sapatilhas. 

Foi produzido pela marca francesa Couesnon, sem número de série. Tem inscrições identificando o fabricante, a morada, publicitando-o como fornecedor do exército e referências à Exposição Universal de Paris de 1900. Estas informações permitem-nos situar o fabrico deste saxofone entre 1900 e 1912. 

Desconhecemos os primeiros proprietários, mas, é plausível que tenha sido comprado para alguma banda militar e que, em segunda mão e graças às ligações institucionais entre bandas e à circulação de maestros e músicos, tenha chegado à Incrível, onde terá sido utilizado entre 1940 e 1980.

Foi objeto de uma intervenção e conservação e restauro em 2021 e pode ser apreciado na exposição central da Casa da Cidade Entre Dois Mares e um Rio: Almada, três mil anos de História.